Suicídio e Dependência Química

Tempo de leitura: 1 minuto

A ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), é uma entidade sem fins lucrativos, representativa dos psiquiatras no país, que atualmente reúne 5.500 associados, congrega 53 federadas, cinco núcleos em todos os Estados da Federação e cinco departamentos.

Pelo quarto ano consecutivo a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza a nível nacional a Campanha Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante o ano todo.

Este ano a ABP preparou uma página completa com material disponível para auxiliar a todos que querem participar ativamente do Setembro Amarelo oferecendo: as Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.

Entre estes materiais, um vídeo nos chamou a atenção: Suicídio e Dependência Química.

Conforme explicamos nesta matéria, pesquisadores da Universidade da Califórnia chegaram à conclusão que mais da metade dos suicídios eram resultantes do aumento de consumo de drogas ilícitas e álcool.

Em termos absolutos, o Brasil é o oitavo país do mundo com maior número de casos de suicídio. Em 2014 eram mais de 11 mil casos. O que preocupa os especialistas é que esse comportamento tem atingido número cada vez maior de pessoas. Em apenas dez anos, o número de suicídios aumentou no país em mais de 10%.

Diante destes números, a ação da ABP é de máxima importância. De nossa parte, publicamos o vídeo mencionado para você conferir:

Fonte: ABP TV