Presidente da AA fala sobre Robô que ajuda na recuperação de dependentes do álcool

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De forma bem simplificada, chatbots são softwares que funcionam dentro de aplicações de mensagens.

É possível que você tenha entendido o que é um chatbot só de ler o nome: é um robô (robot) que conversa com as pessoas via chat.

Os chatbots baseados em inteligência artificial tem a capacidade de entender o que você quer dizer através do que você escreve ou pergunta — ou seja, tem a capacidade de aprender e entender linguagem natural, não apenas comandos. E ele também aprende com o tempo e com outros serviços (dados). Quanto mais as pessoas usam, mais inteligente o chatbot fica. Ou seja, ele permite inovações também no próprio conteúdo. Com mais tempo de relacionamento, o chatbot pode ser programado para aprender quais conteúdos mais interessam e até como falar com aquela pessoa.

Do ponto de vista de quem está usando, os chatbots chegam o mais perto possível de uma conversa real com uma pessoa.

É assim que funciona, por exemplo, o Amigo Anônimo, um chatbot do Messenger (aplicativo que permite enviar mensagens gratuitas para os amigos através do Facebook) que ajuda a identificar características de alcoolismo e utiliza tecnologia de geo-localização para facilitar a busca de grupos de apoio próximos aos usuários.

Com mais de 3 milhões de acessos, 100 mil pessoas estabeleceram contato com o Amigo Anônimo. Destes, 70 mil são mulheres e 60 mil com idade entre 16 e 24 anos. Com o novo robô, o AA espera ter mais contato com o público jovem, que tem menos conhecimento sobre as reuniões de dependentes, e as mulheres, que enfrentam mais preconceito quando buscam ajuda no combate ao alcoolismo.

O desenvolvimento do serviço é uma parceria entre a J. Walter Thompson, agência responsável pelas ações de comunicação da entidade, o Facebook e a Movile, que desenvolveu a ferramenta vencedora do Leão de Bronze na Categoria Direct no Cannes Lions Festival 2017.

O site AcontecendoAqui realizou uma entrevista com a psicóloga dra Jaira Freixiela  Adamczyk, presidente da Alcoólicos Anônimos do Brasil falando desse projeto e seus resultados. E na sequência, o videocase que venceu em Cannes. Confira:

Fonte: AcontecendoAqui