Aplicativo abrange informações sobre álcool, tabaco e maconha

Tempo de leitura: 1 minuto

Diariamente são criados milhares de aplicativos para celular que atendem às inúmeras necessidades das pessoas. Agora, é a vez da saúde – especificamente da dependência química.

A Equipe de Saúde Mental da UFMA criou um aplicativo sobre Dependência Química para smartphones e tablets com a plataforma Android. Posteriormente, será lançado para iOS.

O aplicativo surgiu do Curso de Capacitação em Dependência Química oferecido no ano passado, em parceria com o Instituto de Psiquiatria – IPq/FMUSP. O conteúdo abrange informações sobre as drogas álcool, tabaco e maconha.

O app ainda aborda diversos temas, como: dados epidemiológicos; os diferentes padrões de uso (experimental, recreativo ou social, abuso e dependência); os efeitos dessas substâncias no organismo; os critérios de diagnósticos para dependência química (CID 10) e uso abusivo; o conceito de síndrome de abstinência; os transtornos mentais e comportamentais induzidos pelo uso dessas drogas; as comorbidades; os diferentes tipos de tratamento; e a intervenção familiar nos casos de dependência química.

Além disso, o aplicativo contém, na unidade de Álcool, um caso clínico para ilustrar o tema abordado. Para a supervisora pedagógica dos cursos de Saúde Mental e Dependência Química da UNASUS-UFMA, Raissa Palhano, “a importância do aplicativo se dá por tratar de um assunto muito relevante para a sociedade”.

A supervisora ainda destaca: “Esperamos que muitas pessoas possam ter acesso a este enriquecedor conteúdo sobre a dependência química e, principalmente, para que os que trabalham com os dependentes químicos possam utilizar o que foi aprendido na sua prática profissional” completa.

O Curso de Capacitação em Saúde Mental oferecido pela UNASUS/UFMA, em parceria com o Instituto de Psiquiatria – IPq/FMUSP, tem como objetivo capacitar profissionais da saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde – SUS.

O aplicativo Dependência Química pode ser baixado gratuitamente no Google Play, para isso, basta digitar na busca Dependência Química UNA-SUS/UFMA ou clicando neste link.

 

Fonte: AndroidPit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *