Arte como estímulo à reciprocidade

Tempo de leitura: 1 minuto

Um dos grandes estigmas na luta contra o alcoolismo, reforçado inclusive por diversas campanhas publicitárias ao longo dos anos, é a percepção errônea de que o alcoólatra é o culpado pelo próprio vício e que, portanto, pode se livrar dele sozinho, quando quiser. Reconhecendo que o alcoolismo nada mais é do que uma doença, a J.Walter Thompson acaba de lançar uma nova comunicação para os Alcoólicos Anônimos (A.A.) que busca romper com esse estigma. Com o conceito “A gente não vai te ajudar, a gente vai se ajudar.” a campanha ilustra o princípio básico do grupo: quando você ajuda outros a ficarem sóbrios, você também atinge a sobriedade.

A comunicação conta com 6 anúncios com ilustrações assinadas por Andres Sandoval, que serão veiculas em mídia impressa e pontos de ônibus. Em todas as peças, fica evidente o novo conceito da ajuda mútua. “O que queremos é que o alcoólatra perceba que ele não é apenas o paciente dessa história. Ele também é o doutor, capaz de ajudar muitos outros alcoólatras a se manterem sóbrios também. É uma campanha que empodera, em vez de vitimizar ou apontar dedos”, conta Mariana Borga, diretora de criação da J.Walter Thompson.

Outro destaque da campanha foi a criação de um book com essa nova abordagem, que serve de aliado para a metodologia de tratamento do A.A. Ele será utilizado nas apresentações da entidade em empresas, hospitais e demais instituições de saúde, servindo de orientação para identificação e direcionamento do tratamento do problema. O livro inclui também os tradicionais 12 Passos do A.A. na luta contra o alcoolismo.

Confira algumas ilustrações da campanha (clique na imagem para ampliá-la):

aa2 aa3 aa5aa4

 

Fonte: JWT Brazil