Codependência: reconhecendo a doença

Tempo de leitura: 1 minuto

Com participação de nosso articulista colaborador, o advogado e especialista em dependência química Piti Hauer, este documentário da TV Evangelizar fala sobre a codependência.

Definida como um transtorno de relacionamento caracterizado pelo fato de uma pessoa ser controlada pelo comportamento de outra pessoa a qual é ligada emocionalmente, a codependência é classicamente mais definida dentro da clínica das dependências de substâncias psicoativas.

A origem deste tipo de transtorno de relacionamento, comumente observado entre familiares, profissionais e companheiros de pessoas dependentes de álcool e drogas, é o comportamento de uso prolongado e disfuncional de substâncias psicoativas e a crença de que esta pessoa necessita de altas doses de amor, aceitação e proteção para que pare de se drogar.

Como consequência, o codependente passa a se preocupar mais com o dependente do que consigo próprio e a ser dominado pelas necessidades e desejos do outro. Este tipo de padrão de pensamentos e comportamentos se torna, com o tempo, tão compulsivo e prejudicial quanto a própria adição da pessoa que queremos ajudar. É como se a pessoa se tornasse dependente do dependente de drogas.

Os principais sintomas da codependência são: dificuldades para estabelecer e manter relacionamentos íntimos, bloqueio emocional, perfeccionismo, necessidade obsessiva de controlar a conduta do outro, comportamentos e condutas compulsivas, sentimento excessivo de responsabilidade pela conduta do outro, sentimentos profundos de incapacidade, autoimagem negativa, dependência da aprovação externa, dores crônicas de cabeça e costas, gastrite e diarreias crônicas e depressão.

Assista ao vídeo e saiba mais a respeito:

Fontes: Cisa & TV Evangelizar