Congresso pretende mobilizar uma mudança de valores e atitudes frente à ameaça das drogas

Tempo de leitura: 2 minutos

O OBID, site do governo que dá estatísticas sobre as drogas no Brasil, revela: o poder de destruição das drogas é assustador, os números são crescentes e alarmantes – aproximadamente mil brasileiros morrem diariamente em consequência do uso do álcool e outras drogas.

Acompanhe as estatísticas:

No ano passado ocorreram 38 mil homicídios no Brasil, a maioria deles relacionados com o tráfico e uso de drogas.

Mais da metade dos acidentes automobilísticos são causados por indivíduos que estão sob efeito do álcool e outras drogas, causando anualmente a morte de mais de 31 mil pessoas.

O consumo de álcool é responsável por 70% das mortes violentas, 39% das agressões familiares. Está ligado ao abandono de crianças, abusos sexuais, gravidez indesejada, separação de casais, desestruturação familiar, mortes prematuras, etc.

De 1990 até os dias de hoje o uso do crack aumentou 166 vezes. Devido à desestruturação familiar que as drogas causam, mais de 50 mil crianças e adolescentes vivem nas ruas e fatalmente tornam-se também dependentes químicos.

O uso de drogas por mulheres, nos últimos anos aumentou em 30%. Se não houvesse drogas, a violência no Brasil seria em torno de 60% menor.

O consumo de maconha foi o que mais cresceu no Brasil.

O país também se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana para os principais mercados consumidores.

Houve também aumento no consumo de anfetaminas, que chega a cerca de 0,7% dos brasileiros.

Diante destes números impressionantes, podemos observar que em poucos países a situação está tão descontrolada como aqui no Brasil. Situação corroborada por um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) confirmando que o Brasil é o segundo maior mercado de drogas das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

Para tentar reverter estes números, mais de 30 especialistas, principais nomes relacionados à área de dependência química, farão palestras no maior evento online sobre dependência química do Brasil: o CONDEQ.

Totalmente gratuito e online, o CONDEQ acontecerá de 10 a 16 de novembro de 2014.

Para garantir sua vaga, basta se cadastrar neste site: www.condeq.com.br

Assista ao vídeo oficial do evento:

 

(Fonte: site oficial do evento)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *