Agora é a nossa vez de ajudar o CVV

Tempo de leitura: 2 minutos

O CVV – Centro de Valorização da Vida – foi fundado em São Paulo em 1962. A associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, foi reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973 por prestar serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

O CVV realiza mais de um milhão de atendimentos anuais por aproximadamente 2.000 voluntários em 18 estados, mais o Distrito Federal, em contatos feitos ou por telefone (através do número 141, serviço 24 horas, pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site, via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

O CVV é associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Em setembro de 2015, a associação iniciou o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio que, neste primeiro momento, só funciona no estado do Rio Grande do Sul, onde o 188 é operado pelo CVV em fase de teste para ampliação a todo território nacional.

Mantenedora do Hospital Francisca Julia que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos(SP), o CVV desenvolve outras atividades relacionadas a apoio emocional além do atendimento, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo em todo o Brasil.

Em sintonia com sua proposta de valorização da vida, o CVV desenvolveu o projeto do aplicativo “CVV – Como Vai Você” que é um dos dez finalistas do Google Impact Challenge Brazil, um desafio do Google para empoderar ONGs brasileiras e fomentar o uso criativo da tecnologia para promover impacto social.

O projeto vitorioso recebe R$ 1,5 milhão para desenvolvimento de um aplicativo para atendimento e o CVV pretende, com seu aplicativo, tornar os meios de prevenção do suicídio mais acessíveis a todos os brasileiros e reduzir o alarmante número de 32 mortes por dia no país.

Como a escolha é feita pelo público, clique aqui para ajudar o CVV a vencer este desafio!

 

Fonte: CVV