Quais os riscos de se tornar dependente químico?

Tempo de leitura: 3 minutos

A dependência química pode ser considerada um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que são desenvolvidos após o uso repetitivo de substâncias químicas.

As causas da dependência podem estar ligadas a inúmeros fatores como a quantidade de uso e a sua frequência, as condições de saúde do indivíduo, além de fatores genéticos, psicossociais e ambientais.

Importante que a pessoa que esteja apresentando sintomas como o desejo incontrolável de utilizar determinada substância, com o aumento da tolerância a ela e com fortes tremores e sudorese, procure ajuda o quanto antes, pois há fortes indícios que já esteja passando por algum tipo de dependência.

Nas próximas linhas, falaremos um pouco a respeito dos principais danos à saúde que a dependência pode causar nessas situações. Importante ficar atento, pois é evidente que qualquer medida deve ser tomada como precaução, já que deixar chegar ao estado que citamos no parágrafo anterior pode ser extremamente perigoso.

Acompanhe conosco os principais danos à saúde que a dependência química traz ao ser humano:

1# – Interferências em sua rotina – O primeiro sintoma da dependência química e que vai interferir significativamente na sua vida é a questão de como isso afetará sua rotina.

Aquela vontade incontrolável, os efeitos sobre o seu comportamento, tudo aquilo que citamos anteriormente, farão com que você tenha sua rotina afetada, você terá dificuldades em dormir, acordar, sua vida profissional, pessoal, tudo será afetado.

2# – Danos diversos a saúde – Os danos em si podem ser os mais variados. Mas é certo que, em absolutamente nenhum caso, você estará imune desses efeitos. A dependência química sempre estará acompanhada de problemas na sua saúde que poderão levar a morte.

Naturalmente, quanto mais rápido for diagnosticada essa dependência, mais fácil será o tratamento e maiores serão as chances do paciente sair curado.

Mas é importante frisar que, de qualquer forma, será necessário um acompanhamento rígido e os resultados só virão a médio e longo prazo, pois é importante lembrar que o dependente químico sempre precisará estar atento a sua situação. Ele precisará ficar distante dessa substância ao qual ele foi dependente para o resto de sua vida. Caso contrário, recaídas serão extremamente perigosas.

3# – Terá de se privar de lugares que você gosta de frequentar – Uma vez que você está determinado a se afastar da substância que cause a dependência, você terá que se privar de uma série de coisas.

Além de não poder utilizar a substância em hipótese alguma, você terá que evitar frequentar lugares que lhe remetem a essa substância além de evitar companhias que possam lhe levar até ela.

São orientações básicas e que evitarão recaídas indesejáveis e situações perturbadoras.

No caso do cidadão que teve problemas com o alcoolismo, por exemplo, muitas vezes a pessoa consegue, com o tempo, frequentar lugares e estar com pessoas que estão bebendo, mas isso só será possível com o tempo e, ainda assim, a pessoa jamais poderá ingerir a bebida.