Luz, câmera e… drogas

Tempo de leitura: 1 minuto

Nos estúdios de TV e cinema não tem flagrante. Afinal, tudo é feito com materiais inofensivos. Os atores que interpretam bêbados ou drogados merecem nossos aplausos, porque todos os materiais usados são inofensivos e não causam barato.

Confira quais substâncias são usadas para substituir bebidas e drogas nas telas:

ÁLCOOL

Uísque – Um copo de chá-mate com bastante gelo ou até guaraná sem gás.

Cachaça/vodca – Água.

Drinques coloridos – Sabe o cosmopolitan de Sex and the City? Água, gelo e anilina.

Cerveja – Cerveja sem álcool.

Champanhe – “Pode até trocar por soda-limonada, mas não fica igual”, diz o especialista em efeitos especiais André Kapel. Então, na maioria das cenas, são usados espumantes reais.

FUMO

Cigarro – Vários atores fumam cigarros comuns, mas muitos preferem versões sem nicotina, criadas para auxiliar quem tenta parar de fumar. Importados dos EUA, custam US$ 4 o maço.

Maconha – Fuma-se tabaco comum enrolado na seda, o papel fino normalmente usado com maconha. Se a cena mostrar a confecção de um baseado, mistura-se tabaco com sálvia para ficar mais parecido.

COCAÍNA

Para ver – Se a droga é apenas mostrada em carreiras ou papelotes, pode ser substituída por farinha de trigo peneirada (para ficar bem fininha), frutose ou açúcar de confeiteiro.

Para cheirar – A substância mais utilizada é o soro fisiológico em pó, à venda nas farmácias para, dissolvido em água, combater gripes e resfriados. “A aparência é idêntica à droga, e ele pode ser inalado sem causar danos”, diz Rafael Blas, assistente de direção de arte.

 

 

Fonte: Superinteressante via Joana Mariani, produtora da Primo Filmes