Um ingrediente inusitado

Tempo de leitura: 2 minutos

Gordon Ramsay é um renomado chef de cozinha britânico que virou celebridade graças a programas televisivos como Master Chef ou Hell’s Kitchen, onde se notabilizou pela rigidez com que trata os participantes. Em sua autobiografia, Humble Pie (no Brasil com o título de Chocolate Amargo), Ramsay descreve sua infância como sendo marcada por abuso e negligência por parte de seu pai, um alcoólatra “mulherengo”.

O uso abusivo de drogas é um tema sensível a Ramsay. Um dos seus chefs, David Dempsey, morreu em 2003 por abuso de cocaína, e seu irmão mais novo, Ronnie, é viciado em heroína há muitos anos. Depois de já ter estado preso na Indonésia e de ter passado por várias tentativas de reabilitação, Ronnie viajou para Portugal há seis meses e, segundo Gordon, não dá notícias desde então.

Mas não é só isso. No Natal do ano passado, um cliente levou um prato para o banheiro de um dos seus restaurantes para cheirar cocaína. Depois entregou o utensílio a um garçom e exigiu um novo, limpo. Devido a este episódio, o cozinheiro-celebridade realizou testes nos banheiros dos seus 31 restaurantes espalhados pelo mundo. Só em um deles não havia vestígios de cocaína.

Foi então que Ramsay teve a ideia para o documentário Gordon Ramsay on cocaine, que, por enquanto, será exibido apenas na Europa.

De acordo com Ramsay, a utilização de drogas em restaurantes internacionais de alto nível está “fora de controle”. Ele afirma nunca ter usado cocaína em suas receitas, entretanto, ainda que o nome da droga não apareça no menu, o chef garante que seu uso é cada vez mais comum na alta gastronomia.

Em entrevista à Radio Times, Ramsay disse que o uso de drogas é o “segredo de polichinelo” – aquela informação que todos sabem, mas ninguém comenta – da hospitalidade da indústria gastronômica. O chef contou que, em um jantar beneficente, um casal lhe pediu para polvilhar o suflê da sobremesa com cocaína, disfarçada no meio do açúcar em pó. “Já cozinhei coisas muito estranhas, mas nada neste nível”, afirmou ele que riu do pedido do casal, foi à cozinha e espalhou apenas açúcar em pó sobre o suflê, que, depois, foi coberto com caramelo para impedir que os clientes identificassem se o pedido havia ou não sido atendido.

Depois de entregar a sobremesa, Ramsay saiu pela porta dos fundos sem se despedir dos convidados.

 

Fonte: Metrópoles