Ponto para as mulheres!

Tempo de leitura: 1 minuto

Um levantamento feito pela Limite Consultoria e Pesquisas feito a pedido da concessionária de rodovias Arteris mostrou que 26% dos motoristas entrevistados admitem dirigir após consumir bebidas alcoólicas. Isso representa praticamente 1 em cada 4 habilitados no Brasil.

O levantamento ouviu 1.030 pessoas entre 15 e 26 de agosto.

Se no que diz respeito ao cigarro, os homens estão fumando menos que as mulheres, no caso de motoristas que bebem e dirigem a situação é inversa: a maior incidência é entre os homens, com 30,7%, contra 18,3% de mulheres. A principal faixa etária de quem comete a infração é de até 45 anos, com 28,5%.

Em maio, a ex-presidente Dilma Rousseff sancionou medidas que endurecem as punições previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), principalmente com aumento no valor das multas, que começa a valer em novembro deste ano.

Quem se recusar a fazer teste de bafômetro, exame clínico ou perícia para verificar presença de álcool ou drogas no corpo, poderá pagar o valor máximo de R$ 2.934,70. Neste caso, se ele for reincidente em menos de 12 meses, a multa será dobrada, chegando a R$ 5.869,40.

A pesquisa também revelou outros dados:

48,7% dos entrevistados afirmaram que dirigem acima da velocidade permitida.

51,8%, afirmou usar o celular enquanto conduz o veículo.

Mas a boa notícia é que apenas um em cada 10 condutores não usa o cinto de segurança.

 

Fonte: G1