IFL – a mais de 50 anos levando adiante sua missão

Tempo de leitura: 2 minutos

Fundado em 14 de Janeiro de 1968, o Instituto Fraternal de Laborterapia, também conhecido por IFL, vem se dedicando, desde sua fundação, à recuperação de dependentes químicos e famílias – e também à formação de voluntários –, estimulando a orientação e prevenção através de cursos ministrados por profissionais especializados nesta área.

Esta entidade beneficente de natureza civil, sem fins lucrativos, tem como objetivos básicos o tratamento, a prevenção e  a orientação sobre alcoolismo e outras drogas.

O IFL é mantido com contribuições de Associados, doações, e receitas provenientes de recursos próprios, parcerias e programas sociais de governo. Desde sua fundação, seus criadores não mediram esforços para levar adiante a missão assumida, e graças ao apoio de voluntários, parceiros, doadores e colaboradores, a cada dia são recuperadas muitas pessoas e famílias são reconstruídas.

Com uma história de realizações e conquistas na reabilitação de dependentes químicos e na reconstrução de famílias, o IFL tem cinco aspectos centrais de tratamento: a terapia Individual e grupal (reuniões de apoio), a terapia familiar, a espiritualidade, a participação em grupos de ajuda mútua e a reconstrução de um projeto de vida e reinserção social.

As diretrizes dos tratamentos tanto para o serviço ambulatorial, quanto para a internação, são similares, sendo que esta última é realizada no chamado CAM, Comunidade de Apoio Mutuo, um setor do IFL localizado em Juquitiba (SP), com a finalidade de proporcionar ao dependente químico de álcool e outras drogas  a oportunidade de estadia temporária para se recuperar emocional e fisicamente.  As internações duram em media três meses.

Atualmente o CAM está sob a responsabilidade do Centro De Recuperação Portal De Luz, uma entidade sem fins lucrativos e que trabalha com dependentes químicos, a qual em regime de parceria cede gratuitamente ao IFL dez vagas sociais, gratuitas, e outras com desconto nas despesas do interno.

Como grande parte do serviço prestado é todo gratuito a necessidade de doações é constante, seja de roupas (qualquer peça de vestuário masculino e feminino), artigos de higiene, alimentos e qualquer outro utensílio, bem como de parcerias com empresas e entidades públicas. Assim, quem quiser se tornar um Associado Contribuinte para colaborar na manutenção dos serviços oferecidos pode clicar aqui.

O IFL oferece  e precisa de convênios e parcerias com entidades públicas e privadas para dar continuidade ao atendimento e tratamento de dependentes químicos. O Instituto disponibiliza ainda voluntários para a realização de palestras de prevenção e orientação sobre alcoolismo e outras drogas. Par saber mais, basta clicar aqui.

 

Fonte: IFL