Um incentivo para as pessoas refletirem sobre suas vidas

Tempo de leitura: 4 minutos

31 de dezembro, meia-noite. Pessoas de branco comemoram a chegada de mais um ano e, com ele, dias melhores, harmonia nos sentimentos e paz interior. Neste exato momento começa, também, a campanha Janeiro Branco.

Nascida em 2014 na cidade de Uberlândia (MG), esta campanha tem o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade brasileira para a importância dos assuntos relacionados ao universo da saúde. Em especial da saúde mental para, desta forma, diminuir um pouco o preconceito em relação à psicoterapia.

O mês de janeiro foi escolhido por, simbólica e culturalmente, representar a renovação das esperanças, projetos e planos de vida das pessoas. A cada janeiro, em termos simbólicos, novos horizontes se abrem à vida das pessoas, convidando-as a refletirem sobre os caminhos que já percorreram e os destinos aos quais desejam chegar. Esse pode ser o convite para uma vida com mais harmonia, mais propósitos e mais sentido existencial.

Já a cor branca foi escolhida por representar a possibilidade de partida de qualquer projeto, de inícios e reinícios possíveis a partir de uma “folha em branco”, um “muro em branco” ou uma “tela em branco”. Além disso, o branco, por ser a somatória de todas as cores, abre os braços para todo e qualquer projeto de vida, sempre, também, simbolizando a paz e a pureza das intenções.

Juntando todos estes simbolismos, a campanha Janeiro Branco procura aproveitar o embalo da virada de ano para incentivar as pessoas a refletirem sobre suas vidas, os sentidos que as movem, as crenças que possuem, os tipos de relacionamentos que vivem, os objetivos a que se propõem e as suas próprias responsabilidades em relação à qualidade da saúde mental em suas existências individuais e sociais.

Em novembro deste ano, Campinas (SP), a 14ª maior cidade do Brasil, declarou oficialmente janeiro como o mês dedicado a campanhas e ações educativas sobre o tema “saúde mental”.

Como a própria campanha explica, em sua página no Facebook, “em um tempo marcado pelo adoecimento emocional da humanidade – adoecimento emocional caracterizado pela explosão das taxas de suicídios, ansiedade e depressão, assim como pelo recrudescimento das múltiplas formas de violências, físicas e simbólicas, dos homens contra os próprios homens -, a Psicologia tem uma importante missão a cumprir: salvar o homem de si mesmo, orientando-o e o educando quanto à sua própria natureza psíquica e sentimental. Mãos à obra, portanto!”.

Em sua publicação Promoting Mental Health: Concepts, Emerging Evidence and Practice (sem tradução para o português) feita em colaboração com a Victorian Health Promotion Foundation e a University of Melbourne, a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos traz tópicos importantes sobre a promoção de saúde mental e sua importância, tanto nas esferas individual, social e econômica.

Este relatório introduz a ideia de que a saúde mental é parte indissociável da saúde como um todo – e bem mais do que apenas a ausência de transtornos mentais. Desta forma, está intimamente ligada à saúde física e ao comportamento.

Comuns no mundo inteiro, os transtornos mentais engordam os números dos trabalhadores afastados de suas ocupações. A depressão é o grande mal de nossa época e em 2020, espera-se que ela se torne a segunda maior causa de afastamentos, perdendo apenas para as doenças cardíacas.

Como até recentemente, a ideia dominante era a de que o termo Saúde Mental se referia apenas ao oposto de doença (ou doente) mental, quem buscava os serviços de saúde mental, automaticamente recebia o rótulo e o estigma de doente ou “louco”. Desta forma, um enorme preconceito se ergueu contra as ações em favor da saúde mental. Esta é a primeira barreira a ser exterminada.

Portanto, é com simplicidade que a campanha Janeiro Branco pretende colocar os temas saúde mental e saúde emocional em máxima evidência na sociedade brasileira durante o mês de janeiro. E é justamente esta simplicidade que ajuda a entender o motivo pelo qual os profissionais da psicologia no país estão aderindo à campanha em suas redes sociais, virtuais e presenciais, compartilhando posts, imagens, links e vídeos do Janeiro Branco.

A campanha Janeiro Branco traz o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”. Assista ao vídeo, abaixo:

Fonte: Janeiro Branco, site oficial