“É fácil não se dar conta da dependência de alguém próximo”

Tempo de leitura: 2 minutos

Quantas vezes você abre suas redes sociais e se depara com as fotos dos amigos e das amigas em diversas situações divertidas? Selfies em festas, jantares, praias, piscinas… enfim, todo tipo de prazer daqueles de causar inveja – e ganhar muitas ‘curtidas’ e comentários inspirados.

Mas… será que você observa tudo direitinho?

Veja o caso da jovem francesa Louise Delage, de 25 anos. As fotos acima são algumas das que ela publicou. Observe bem.

Desde o início, ela chamou a atenção da comunidade instagrammer. Bonita, jovem, viajando o mundo, Louize rapidamente alcançou 50 mil seguidores que acreditavam acompanhar seus passos pelo mundo.

Suas fotos pareciam iguais às de dezenas de outras pessoas do Instagram – e este era exatamente seu objetivo.

Durante os dois meses que a conta se manteve ativa ela ganhou milhares de curtidas e compartilhamentos do seu estilo de vida.

Mas havia um detalhe que passou despercebido para quase todos os seus seguidores: as bebidas alcoólicas.

Em cada uma de suas 150 fotos publicadas no Instagram, Louise aparecia com uma taça, um copo ou uma garrafa. Em nenhum momento alguém comentou sobre ela sempre estar agarrada a algum drink.

Além de copos e garrafas, Louise também escondia mais coisa: ela era alcoólatra. E nada mudaria caso o real motivo de suas 150 postagens não viesse à tona.

Louise não é uma jovem parisiense. Ela é uma personagem da campanha Like My Addiction (“Curta meu vício”), da organização Addict Aide, que alerta o quanto naturalizamos e achamos normal curtir o consumo excessivo de álcool nas redes sociais.

Stéphane Xiberras, diretora criativa da campanha, diz que o objetivo da campanha era, justamente, evidenciar a dificuldade de detectar o vício, mesmo em alguém próximo. A conta falsa no Instagram procurou mostrar “uma pessoa que você encontraria todo dia, mas que nunca suspeitaria que é alcoólatra”.

A última postagem de “Louise”, contando toda a verdade sobre a campanha, gerou mais de 160.000 visualizações no Instagram e 230.000 no YouTube. A postagem final recebeu comentários de seguidores que disseram nunca ter desconfiado do que se tratava.

Para Xiberras, o fato de poucos terem detectado um problema, só porque as postagens mostravam uma menina bonita e com uma vida “desejável”, é algo assustador.

E então: será que você observa tudo direitinho?

Confira, abaixo, o vídeo revelando que a conta não passava de uma invenção publicitária. “É fácil não se dar conta da dependência de alguém próximo”, diz o texto final:

Fonte: Exame