Pais & filhos, publicidade & álcool

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Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografias Estatísticas (IBGE), apontou que, mesmo sendo menores de idade, 55,5% dos estudantes brasileiros do último ano do ensino fundamental já experimentaram bebidas alcoólicas. Do total, 21,4% revelaram já ter sofrido algum episódio de embriaguez na vida. Tanto a experimentação quanto o consumo atual de bebida alcoólica é maior entre as meninas. O indicador de experimentação foi de 56,1% para as meninas e de 54,8% para os meninos, e o consumo atual foi de 25,1% para elas e 22,5% para eles.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar do Escolar (Pense), realizada em 2015, em parceria dos ministérios da Saúde e Educação. O estudo avaliou cerca de 102 mil questionários de alunos do país, de escolas públicas e privadas, com faixa etária entre 13 a 15 anos.

Uma das explicações para este envolvimento tão precoce com o álcool pode estar em outro estudo, publicado no periódico científico Journal of Studies on Alcohol and Drugs. De acordo com esta análise, os menores de idade expostos a uma grande quantidade de anúncios de bebidas alcoólicas consumiam, por mês, mais de 200 doses de bebida, em comparação com apenas 14 doses naqueles que não assistiam nenhum comercial de bebida alcoólica.

Os pesquisadores dos Estados Unidos, onde a idade mínima para o consumo de álcool é de 21 anos, analisaram o consumo de álcool e a frequência com que mais de 1.000 crianças e jovens com idade entre 13 e 20 anos viam anúncios de cerveja pela televisão durante um mês. Os resultados mostraram que, no mês anterior ao estudo, aqueles que não viam nenhum comercial de bebida alcoólica beberam cerca de 14 doses de álcool. Esse número subiu para 33 doses naqueles que tinham visto um montante médio de publicidade e chegou a mais de 200 doses nos menores expostos a uma grande quantidade de anúncios de bebidas alcoólicas.

Segundo a rede americana CNN, esses resultados são ainda mais significativos quando se considera um outro estudo que concluiu que crianças com idade entre 11 e 14 anos normalmente assistem de dois a quatro anúncios de bebidas alcoólicas por dia enquanto estão vendo algum programa de televisão.

Para Ralph Blackman, presidente da ONG Responsibility.org, dedicada em reduzir o hábito de dirigir embriagado e do consumo de álcool por menores, porém, mais do que a publicidade, os pais desempenham um papel fundamental na decisão de um menor beber ou não.

Realizado pela ONG, o Relatório Roper sobre a Juventude 2016, que trata sobre as influências que levam os jovens a consumir álcool, quase dois terços das crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos citaram seus pais como a principal influência sobre sua decisão de beber ou não. Em seguida vieram os amigos/colegas (46%), parentes (32%) e o papel da publicidade e da mídia teve uma influência de apenas 14% em sua decisão sobre beber ou não. Ou seja, a influência dos pais no desenvolvimento dessa prática foi 71 vezes superior à da publicidade.

 

 

Fontes: Folha de São Paulo & CNN