Fumante: a cor mais feia do mundo pode lhe ajudar

Tempo de leitura: 2 minutos

Como Para Entender… já mostrou neste artigo, vários países estão aprimorando suas leis para obrigar a indústria do tabaco produzir embalagens padronizadas. Isso significa instituir regulamentações que restrinjam ou proíbam o uso de logotipos, imagens de marca ou informações promocionais em maços e embalagens de produtos de tabaco e, também, padronizem as cores das mesmas.

A preocupação é tanta que este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) usou o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) para apelar que outros países sigam o exemplo da Austrália e adotem embalagens de cigarro mais simples.

A Austrália se tornou uma das frentes de batalha mais importantes nesta guerra. Desde dezembro de 2012, o país pôs em prática uma das mais rígidas legislações antifumo do mundo ao determinar até mesmo a cor do maço.

Uma pesquisa feita naquele país com mil fumantes com idades entre 16 a 64 anos mostrou que a cor Pantone 448C é a cor menos atraente de todo o mundo. Segundo os participantes, a cor lembra sujeira e muco. Assim, por ser considerada a cor mais feia do mundo, ela será utilizada em embalagens de cigarro na esperança que as vendas do produto canceroso caiam ainda mais.

O Reino Unido aproveitou o resultado da pesquisa para determinar, no último mês de maio, que esta também será a cor principal em maços de cigarro. Além disso, qualquer texto da embalagem, inclusive o nome da marca, terá que usar tamanho e fonte padrões.

Tudo isso deve fazer com que o produto pareça muito menos atraente para o consumidor.

“Embalagens mais simples reduzem a atratividade de produtos do tabaco. Isso mata o glamour, o que é muito apropriado para um produto que mata pessoas”, afirma a diretora da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan.

Para Entender... está sempre buscando formas de auxiliar fumantes a largarem seus cigarros. Já demos estas dicas, já indicamos esta excelente websérie do Hospital Einstein, entre outros artigos. Quem sabe com a cor mais feia do mundo consigamos mais uma importante vitória contra  o fumo?

 

Fonte: Gizmodo