Responsabilidade social a toda prova

Tempo de leitura: 2 minutos

O Projeto “Periscópio” surgiu da necessidade de implantação de Políticas Públicas no município de Tarumã, direcionadas ao uso indevido de drogas.

O objetivo principal do Projeto “Periscópio” é de conscientizar a população quanto ao uso indevido de drogas, sobre os riscos e conseqüências decorrentes do uso abusivo que se faz das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Na verdade o Projeto se chama “Periscópio – A Comunidade Entendendo as Drogas por Meio da Educação”.

Periscópio é um aparelho que permite ver a volta do horizonte em todas as direções e por isso esse nome. É como se as secretarias estivessem de olho em todas as partes da cidade. Não no sentido de vigiar e sim atentas a tudo o que esta acontecendo, orientando e informando.

O Projeto Periscópio iniciou em final de 2006 em Ipaussu, e logo a seguir foi implantado em Tarumã (2008-2009).

Desde então, um conjunto de medidas preventivas e assistenciais vem sendo desenvolvidas nos municípios com o objetivo de desencadear uma mudança de comportamento nos jovens e nos adultos, dando-lhes a oportunidade de conhecer o fenômeno, evitar problemas e também, da busca precoce por tratamento.

Hoje, sabe-se que o consumo de tabaco é um dos maiores problemas de saúde pública, de proporções internacionais, é a principal causa de morte no mundo passível de prevenção e, portanto, uma missão já assumida como prioritária nas políticas de vários países desenvolvidos. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que haja hoje no mundo 1 bilhão e 500 mil fumantes, e que 3 milhões e quinhentos mil morrem por ano. Este índice tenderá a crescer, elevando-se a 10 milhões de mortes por ano nos próximos 10 anos, a maioria das mortes ocorrendo nos países em desenvolvimento, que ainda não se dedicaram ao tema.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, existem atualmente 30,6 milhões de fumantes, 90 % dos quais iniciaram seu uso entre os 5 e 19 anos de idade e portanto, 2.4 milhões de fumantes nesta faixa etária. O consumo de tabaco geralmente começa na adolescência e quanto mais precoce o início, maior a gravidade da dependência e dos problemas a ela associados.

Considerando-se todos esses aspectos e diante da constatação da prevalência observada no Brasil e nos países em desenvolvimento apresentada nos estudos epidemiológicos internacionais e nacionais recentes, compreendemos a importância do desenvolvimento do Projeto Periscópio.

A coordenadora técnica do projeto é a Dra Ana Cecilia Petta Roselli Marques, uma das mais renomadas psiquiatras do País. Doutora em ciências, pesquisadora e professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (ABEAD) e coordenadora do Departamento de Drogadependência da Associação Paulista de Medicina (APM), Ana foi uma das palestrantes da primeira edição do CONDEQ.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Tarumã