Os 10 países que mais consomem bebida alcoólica no mundo

Tempo de leitura: 3 minutos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um novo relatório que revela os países mais beberrões do mundo. O Brasil não aparece entre os 10 mais, porém nossos irmãos portugueses estão quase lá.

Em média, os brasileiros bebem 8,7 litros de álcool puro por ano, na maior parte em forma de cerveja ou destilados. (Essa média considera toda a população acima dos 15 anos, mesmo os que não bebem).

Em média, as pessoas ao redor do globo bebem 6,2 litros de álcool puro por ano.

O Relatório da Situação Global sobre Álcool e Saúde mediu o consumo entre 2008 e 2010, e descobriu que 3,3 milhões de mortes em todo o mundo podem ser diretamente atribuídas ao abuso de álcool, apesar de apenas 38% da população mundial consumir bebidas alcoólicas.

Os 10 países que mais bebem ficam todos localizados na Europa. São eles:

1) Bielorrússia: 17,5 litros
2) Moldávia: 16,8 litros
3) Lituânia: 15,4 litros
4) Federação Russa: 15,1 litros
5) Romênia: 14,4 litros
6) Ucrânia: 13,9 litros
7) Andorra: 13,8 litros
8) Hungria: 13,3 litros
9) República Checa: 13 litros
10) Eslováquia: 13 litros

República Checa e Eslováquia são países separados há mais de vinte anos, porém o consumo de álcool em ambos é praticamente igual. Portugal vem logo a seguir, com 12,9 litros de álcool puro por ano.

Estas médias consideram toda a população (acima dos 15 anos) de cada país, inclusive quem não bebe. Quando analisamos só as pessoas que bebem, os números aumentam e o ranking muda bastante:

1) Chade: 33,9 litros
2) Emirados Árabes Unidos: 32,8 litros
3) Gâmbia: 30,9 litros
4) Tajiquistão: 30,3 litros
5) Belize: 29,8 litros
6) Mali: 29,3 litros
7) Nepal: 28,8 litros
8) Índia: 28,7 litros
9) Namíbia: 27,7 litros
10) Coreia do Sul: 27,5 litros

Na maior parte, temos aqui países onde poucos (entre 4% a 30%) consomem álcool, geralmente por restrição cultural – mas entre os que bebem, a média é terrivelmente alta. E temos o caso da Coreia do Sul, onde quase metade da população consome álcool.

No Brasil, entre as pessoas que bebem álcool (cerca de 58% da população), o consumo anual é de 15,1 litros de álcool puro.

Para ver o ranking completo, com mais informações, basta clicar aqui.

Foi utilizando estes dados da OMS que o site Ghost in the Data desenvolveu um mapa interativo mostrando quais bebidas alcoólicas são mais populares em cada lugar do mundo.

A intensidade de cada cor mostra o quanto a bebida é consumida: assim, o vermelho escuro de Portugal mostra que o país consome quase tanto vinho quanto a França; enquanto a República Checa e a Namíbia, na África, entornam mais canecos de cerveja que os alemães. E se você passar o mouse com cuidado nas ilhas do Caribe – logo acima da Venezuela – vai passar por Granada, país onde se bebe mais destilados no mundo.

A versão interativa exibe o consumo médio semanal em cada país, medido entre todas as pessoas com 15 anos ou mais (inclusive os que não bebem). No Brasil, a bebida campeã é a cerveja: cada pessoa consome, em média, 1.651 ml por semana.

O mapa é bem interessante, e você pode explorá-lo clicando aqui.

 

Fonte: The Independent & Ghost in the Data

1 comentário


  1. Gostei da pesquisa sobre o alcoolismo, mas quero saber mais com as pesquisas atualizadas. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *