Um filme sobre abandono

Tempo de leitura: 1 minuto

ReMoved é um curta metragem que acompanha a jornada de uma menina de nove anos removida do seu lar pelas autoridades locais em função do comportamento abusivo dos seus responsáveis. Em seguida, é inserida dentro do sistema de adoções e passa a sofrer com a sensação de abandono na medida em que vai sendo recolocada em novos lares.

ReMoved (ou, “Removida” em português), conquistou diversos prêmios ao discutir o tema ‘adoção’ nos fazendo perceber a nossa responsabilidade sobre o futuro de todas as crianças da sociedade, inclusive as institucionalizadas.

Segundo Ane Caroline Janiro, psicóloga clínica, idealizadora e editora do blog Psicologia Acessível, “não podemos culpabilizar as crianças pela realidade em que elas foram expostas, pelo contrário, nós, adultos é que somos responsáveis por elas e pelo seu futuro. Todos nós, aliás”.

Nathanael Matanick, que criou o curta para o 168 Film Festival, conta que fez “Removed com o desejo de que fosse usado para consciencializar, incentivar e ser útil na formação dos pais adotivos, e criar pais adotivos”.

O vídeo discute também a questão de famílias adotivas que “devolvem” a criança ao abrigo e o impacto negativo disso na vida delas. “Um vídeo que vale a pena ser assistido. Cada minuto!”, enfatiza Janiro.

Então confira, legendado em português:

 

Fonte: Psicologia Acessível