Embalagens na mira da OMS

Tempo de leitura: 1 minuto

Todos os anos, em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convida os países para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, destacando os riscos à saúde associados com o tabagismo e defendendo políticas públicas eficazes para reduzir o consumo.

Para o Dia Mundial Sem Tabaco de 2016, a OMS apela a todos os países que se preparem para adotar embalagens padronizadas de produtos do tabaco (confira a divulgação oficial clicando aqui). Isso significa instituir regulamentações que restrinjam ou proíbam o uso de logotipos, cores, imagens de marca ou informações promocionais em maços e embalagens de produtos de tabaco.

Segundo a OMS, essa é uma importante medida de redução da demanda, que diminui a atratividade dos produtos do tabaco, restringe o uso de embalagens como uma forma de publicidade e promoção e aumenta a eficácia das advertências sanitárias.

Como já mostramos aqui, vários países estão em aprimorando suas leis para implementar as embalagens padronizadas. Em dezembro de 2012, a Austrália tornou-se o primeiro país a exigir essa medida. Em 2015, Irlanda, Reino Unido e França aprovaram leis que obrigam a indústria do tabaco a produzir embalagens padronizadas a partir de maio de 2016.

A OMS conclama gestores públicos, legisladores, sociedade civil e a população para mobilizar seus governos.

 

Fonte: Inca – Instituto Nacional do Câncer