Participe da 11ª Edição do SUPERA

Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), abriu inscrições para 25 mil vagas da 11ª/12ª edição do Curso SUPERA – “Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas:  Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento”.

O curso SUPERA, totalmente gratuito, visa capacitar profissionais discutindo diferentes modelos para a prevenção, intervenção e encaminhamento daqueles que apresentam problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas.

A capacitação é desenvolvida na modalidade de educação a distância (EaD), com carga horária de 150 horas e tem duração de quatro meses com término previsto para 10 de julho de 2017. Os alunos que concluírem o curso receberão um certificado de extensão universitária emitido pela UNIFESP.

As edições anteriores do SUPERA contaram com a participação de profissionais da rede básica de saúde e de unidades de referência voltadas ao cuidado de pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas.

O objetivo é capacitar profissionais das áreas de saúde e assistência social para a correta identificação e abordagem dos usuários de álcool e/ou outras drogas, familiarizando-os com diferentes modelos de prevenção e instrumentalizando-os para trabalharem formas adequadas de intervenção e encaminhamento, respondendo às demandas existentes em seu cotidiano de trabalho, sempre em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).

Além disso, o SUPERA visa:

Caracterizar a epidemiologia do uso, abuso e dependência de drogas no Brasil, relacionados à influência dos fatores culturais, políticos e econômicos;

Descrever o modo de ação das principais drogas psicoativas, seus efeitos agudos e crônicos;

Identificar o padrão de uso de drogas psicoativas, com o auxílio de instrumentos de triagem e diagnóstico;

Realizar procedimentos de Intervenção Breve para usuários que estejam na faixa de uso de risco;

Encaminhar corretamente pessoas que apresentem dependência de álcool e drogas para tratamento adequado;

Identificar os recursos da rede de Saúde e da comunidade que possam auxiliar no encaminhamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.

Para fazer sua inscrição, basta clicar aqui!

Também já está disponível no site do curso o “Material Aberto” de edições anteriores, basta clicar aqui para fazer o download das versões completas, em pdf.

Para se inscrever e acompanhar o curso é necessário possuir acesso à internet e comprometer-se a participar do curso até sua conclusão, caso seja selecionado.

Inscrições gratuitas e maiores informações: www.supera.senad.gov.br

 

Fonte: Equipe Supera