Basta digitar o CEP

Tempo de leitura: 4 minutos

O Movimento Vale a Pena é uma iniciativa sem fins lucrativos. Trata-se de um movimento democrático, aberto a todos, que respeita todas as formas de tratamento, divulga e apoia todas as iniciativas que acolhem, cuidam e confortam os dependentes e seus familiares.

A ideia é somar esforços e não dividir forças.

O Vale a Pena surgiu a partir da publicação do livro A doença do alcoolismo, de Paulo Leme e Paulo Leme Filho, no qual pai e filho contam suas experiências com a doença, conforme mostramos neste artigo. A partir daí, surgiram reuniões e palestras, e as pessoas foram se reunindo em torno de um interesse comum: saber mais sobre o assunto.

O Vale a Pena é o inicio de uma enorme tarefa, já que a doença do alcoolismo atinge cerca de 10% da população brasileira, mais de um milhão de pessoas só na cidade de São Paulo.

O Movimento quer dar a sua contribuição para mudar esta situação. Quer unir as pessoas de boa-fé, agir, ganhar força e colocar o tema do alcoolismo no centro da pauta das políticas de saúde pública.

Dificilmente, um depende supera o vicio sozinho. Ele precisa de ajuda médica, apoio do poder público e da compreensão e do afeto de seus familiares e amigos.

“Juntos, podemos vencer a batalha contra o alcoolismo”, acreditam os ‘Paulos’.

Dessa convicção nasceu o Movimento Vale a Pena, que inclui uma página na internet para a troca de informações, experiências e propostas que possam contribuir para a solução de um problema que afeta milhões de brasileiros em todas as cidades do nosso país.

O Movimento nasce baseado na experiência de pessoas que foram vítimas do problema, que sofreram perdas incalculáveis, mas que, apesar de tudo, conseguiram dar a volta por cima e retomar o controle de suas vidas.

O Vale a Pena acredita que o primeiro passo é tomar consciência, divulgar informações corretas, propor discussões em todos os canais disponíveis e, principalmente, cobrar das autoridades ações mais eficazes no combate a esse drama social, que pode afetar a todos, indiscriminadamente.

E, nos dias de hoje, a comunicação moderna, principalmente nas redes sociais, pode ser uma importante aliada na solução de problemas que pareciam insolúveis até pouco tempo atrás.

O movimento não defende esse ou aquele modelo de tratamento, mas se propõe a facilitar a troca de experiências, a compartilhar resultados positivos e a divulgar informações que ajudem às famílias tomarem suas próprias decisões de acordo com suas possibilidades, necessidades e conveniências.

Para o Vale a Pena o importante é trazer a família para o centro do debate, pois ela é o elemento mais importante na recuperação de um dependente de álcool e outras drogas. Sem o apoio da família, a tarefa de recuperar um dependente torna-se muito mais difícil.

A primeira tarefa é expor o problema, sair do anonimato, quebrar tabus e vencer o preconceito que ainda cobre a doença com um manto de silêncio, medo e constrangimento. Uma batalha que exige pessoas corajosas.

Para dar ‘uma força’ a estas pessoas, o Movimento Vale a Pena lançou uma plataforma de busca que facilita encontrar locais de apoio para dependentes de álcool e drogas e também para familiares de quem busca ajuda.

A ferramenta on-line e gratuita tem cadastrados mais de 300 locais entre grupos de apoio, centros de tratamento e clínicas.

“É uma coisa tão simples e que faz muita diferença na vida das pessoas”, disse Paulo Leme em entrevista à rádio CBN. “A nossa percepção da necessidade de uma ferramenta dessa decorre em função da nossa experiência e de nosso contato principalmente com os familiares dos dependentes de álcool e de outras drogas. Essas pessoas ficam, muitas vezes, desamparadas e achando que só elas que têm esse problema”, completou.

Paulo Leme tem feito ampla divulgação da ferramenta, com entrevistas também para o Jornal da Cultura – 1ª Edição e para o programa Radioatividade, da Rádio Jovem Pan, dentre outras.

Para dar o primeiro passo na superação e acessar o buscador, basta clicar aqui.

 

Fonte: site oficial Movimento Vale a Pena