11 motivos do uso de drogas por adolescentes

Tempo de leitura: 5 minutos

A maneira de pensar que adolescentes que usam álcool e drogas são “maus filhos” é equivocada  e a interpretação de que este uso ou experimentação é um sinal de rebeldia e que pretendem “atacar” a posição autoritária dos pais também não é a correta. Pode até ser considerada como fator de uso em um pequeníssimo percentual entre adolescentes; mas essa tendência de uso, perigosa, não é tão simples ou unilateral. A fim de entender este comportamento, você tem que se colocar no lugar do adolescente e imaginar o que ele está realmente enfrentando. Você se lembra de como era ser um adolescente? Entendimento é o primeiro passo para ajudar.

TÉDIO

Uma das razões mais comuns para os adolescentes começarem a experimentar  álcool e drogas é que se sentem entediados e não têm interesses mais profundos. Veem as drogas e o álcool como um passatempo a ser explorado. Tente dar ao seu adolescente mais responsabilidades ou atividades extracurriculares para que ele ou ela não tenha tempo de pensar sobre o uso das substâncias  psicoativas.

UMA EXPERIÊNCIA DE LIGAÇÃO

Muitos adolescentes são tímidos e têm dificuldades para fazer amigos. As drogas e o álcool os ajudam a se sentirem mais confiantes. Ou mesmo para se relacionar com um grupo social que é conhecido pelo o uso destas substâncias, decorrente da necessidade de fazer amigos. Incentive  seus filhos a frequentar clubes e esportes que podem ajudá-los a fazerem amigos de uma forma saudável.

DEPRESSÃO

Alguns adolescentes se voltam para as drogas e o álcool como uma forma de escapismo. Quando estão tristes ou deprimidos veem estas substâncias como forma de esquecer e se sentirem mais felizes.  O adolescente pode ver uma atitude mal-humorada como “apenas ser um adolescente”, mas pode haver uma depressão mais profunda.

CURIOSIDADE

A curiosidade é uma parte natural da vida e os adolescentes não estão imunes à essa vontade. Muitos adolescentes começam a experimentar drogas e álcool simplesmente porque são curiosos e querem saber o que se sente ao usar SPA. Como adolescentes, eles têm a ilusão de que são invencíveis. Mesmo sabendo que as drogas são ruins,  acreditam que nada de ruim pode realmente lhes acontecer. Educar seu filho sobre as repercussões do abuso de drogas e álcool e de uma vida saudável SEM DROGAS pode extinguir essa curiosidade.

PERDA DE PESO

Adolescentes do sexo feminino muitas vezes se voltam para as drogas como uma maneira mais rápida de perder peso. Durante o ensino médio especialmente, as meninas se tornam mais conscientes de seu corpo e de sua sexualidade e podem tornar-se desesperadas para emagrecer e atrair a atenção dos meninos mais populares. Essas jovens também podem estar lutando com um transtorno alimentar, como anorexia ou bulimia.

ESTRESSE

Durante o ensino médio muitos adolescentes ficam excessivamente estressados com uma agenda lotada de aulas avançadas e atividades extracurriculares. A falta de habilidades de enfrentamento pode levá-los a procurar um método artificial de lidar com o stress. Em seguida, se voltam para as drogas, como maconha, a fim de relaxar.

BAIXA AUTOESTIMA

Os adolescentes, especialmente entre as idades de quatorze e dezesseis anos, possuem uma baixa autoestima devido à aparência física ou a falta de amigos, e isto pode acarretar um comportamento autodestrutivo. A mídia, as intimidações, e muitas vezes a pressão familiar, colocam os adolescentes para agirem e olharem de uma determinada maneira, e os fazem perder a confiança neles mesmos se não satisfazerem esses altos padrões. Drogas e álcool parecem ser a maneira fácil de escapar a esta realidade.

EXPERIÊNCIAS APRIMORADAS

Drogas e álcool são frequentemente utilizados para melhorar certas experiências. Cocaína e anabolizantes são comumente usados ​​para aumentar a energia . Ecstasy pode ser usado em caso de inibição e reforço em uma experiência sexual. Maconha e álcool são muitas vezes utilizados para relaxar, serem mais desinibidos e ficarem mais confortáveis em situações sociais.

PRESSÃO DE GRUPO

É o conto clássico da pressão dos pares sendo o motivo para a experimentação de álcool e drogas. Esta pressão dos pares acontece com mais frequência entre as idades de dezesseis e dezoito anos, quando os adolescentes começam a pensar “todo mundo está fazendo isso” e, por isso, devo fazer também. Esta pressão dos colegas é mais evidente do que a pressão para fazer amigos e é, por vezes, instigada por amigos mais velhos.

AGORA OU NUNCA

Os adolescentes muitas vezes sentem um imperativo social para experimentar tudo o que podem, enquanto ainda são jovens. Sentem a situação como “agora ou nunca”. Tem que usar drogas agora, antes de se tornarem adultos e terem responsabilidades. Imaginam que se não experimentarem quando adolescentes estarão perdendo tudo na vida.

GENÉTICA

Se houver um histórico familiar de dependência de drogas ou alcoolismo, os adolescentes podem ser geneticamente predispostos a experimentar drogas e álcool e se tornarem dependentes. Embora más escolhas façam parte, especialmente se os jovens não forem educados e prevenidos, havendo um histórico familiar de dependência seja honesto e dialogue com o adolescente sobre os riscos reais do abuso de substâncias.

 

*Tradução e Adaptação: Piti Hauer de uma matéria do “DrugAbuse” (Pesquisas reais para o abuso de SPA e tratamento de Adictos).

 

perfil 3PITI HAUER é advogado com formação pela UFPr e habilitação específica em Ciências Penais, especializando-se em Dependência Química na UNIFESP. Membro do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas no Paraná (2014-2015), Colunista do Paraná Portal – “Vamos falar sobre Drogas?”, e com Curso de Extensão ao Crack: Tratamento e Políticas Públicas pela UNIAD.