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A agência americana NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) revelou um inédito veículo-protótipo dotado de tecnologia de detecção avançada de álcool que poderia impedir que um veículo seja operado por um motorista bêbado.
Segundo o “Detroit News”, em um evento na sede da agência, o administrador da NHTSA Mark Rosekind exibiu a tecnologia que vem sendo desenvolvida desde 2008.
A agência está trabalhando em parceria com os maiores fabricantes de automóveis para desenvolver o DADSS (Driver Alcohol Detection System for Safety), um sistema de detecção de álcool no motorista para segurança. O sistema é não invasivo e destina-se a detectar quando um motorista está acima do limite legal de consumo de álcool.
“Ainda há muito trabalho a fazer, mas o apoio do Congresso e da indústria nos ajudou a atingir marcos importantes de pesquisa e desenvolvimento”, disse Rosekind.
“O DADSS tem um enorme potencial para evitar que se dirija embriagado em populações específicas, tais como motoristas adolescentes e frotas comerciais. Tornando esse sistema uma opção disponível para os proprietários de veículos forneceria uma nova ferramenta poderosa na batalha contra as mortes decorrentes de se dirigir alcoolizado”.
Rosekind disse que a agência não tem planos para começar um processo de impor que os dispositivos estejam instalados em todos os veículos nos EUA. Mas disse que espera que a tecnologia seja inicialmente testada em poucos anos em uma frota comercial ou do governo. Ele acredita que, uma vez que fique a tecnologia prove ser eficaz, pais e outros interessados irão abraçá-lo.
“O sistema precisa ser instantâneo e infalível para que o público o aceite. Ninguém tolerará qualquer coisa abaixo disso”, disse.
Como era de se esperar, o American Beverage Institute, associação comercial de restaurantes representando mais de 8.000 estabelecimentos, opõe-se ao programa DADSS. A entidade também se opôs fortemente aos esforços do governo americano para convencer os estados a reduzir o nível máximo de álcool no sangue de 0,08ml/l para 0,05ml/l.
Ao contrário de um sistema de bloqueio da ignição utilizado por alguns motoristas bêbados condenados, este sistema não requer que o condutor sopre em um dispositivo, mas, em vez disso, ele testa o ar na cabine do veículo. O objetivo do projeto é completar a investigação nos próximos cinco anos para permitir a introdução da tecnologia na frota de veículos.
A NHTSA exibiu um veículo de pesquisa que incorpora duas abordagens diferentes para medir o teor de álcool no sangue — uma baseada no toque e outra à base de respiração — que serão testadas em um ensaio piloto em campo.
Um sensor posicionado no volante analisa o ar expelido pelo condutor e testa seu teor alcoólico. Além disso, um sensor de toque no botão de ignição detecta níveis de álcool subcutâneo no dedo do motorista.
Os desenvolvedores precisarão encontrar formas de impedir que se burle o sistema. Por exemplo, um motorista adolescente poderia adentrar o veículo usando uma máscara de gás, o que impediria a detecção de sua respiração. Poderia também pedir a um carona não embriagado para pressionar o botão de ignição, ou mesmo usar um lápis ou caneta para fazê-lo.
A criatividade de quem quer enganar sistemas dessa natureza é virtualmente ilimitada. Portanto, o projeto final, para se mostrar eficiente, deverá contemplar uma ampla gama de estratégias de ataque à funcionalidade do sistema.
Para conhecer o site oficial do DADSS, basta clicar aqui. Aproveite para conferir o vídeo sobre o sistema:
Fonte: Detroit News via O Globo