Tempo de leitura: 3 minutos
Em meio a tantos aplicativos polêmicos, um particularmente tem dividido opiniões: ele é voltado para os usuários de maconha que quiserem encontrar alguém para compartilhar um cigarro.
O criador do aplicativo, que sofre de epilepsia e quer a legalização da droga, afirma que seu software é como um “Foursquare para usuários de maconha”, referindo-se ao aplicativo que permite aos usuários qualificar restaurantes e outros lugares que visitam.
Os usuários, que colocam anonimamente sua localização, verão que aparece uma nuvem verde no mapa em um raio de um quilômetro. A partir do rastreamento, podem checar se existem outros usuários próximos ou mesmo em outras partes do mundo. Uma concentração de pessoas que fumam maconha aumenta o “grau de felicidade” do local.
O aplicativo, que já é um dos 30 mais baixados no Brasil, classifica o país como o que tem o maior número de usuários, portanto, a nação mais feliz.
Feliz?
As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas em quem as consome, e que levam à dependência física e psicológica. Seu uso sistemático traz sérias consequências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios.
A dependência química é mais conhecida como drogadição (adicção, viciação), que tem o sentido de escravidão. Ela deve ser encarada como uma doença primária, crônica, progressiva e fatal se não tratada, assim como a diabetes, a hipertensão ou a asma. Um dos seus sintomas é o desejo incontrolável de usar droga ou de beber. Se inicialmente o uso de drogas é um comportamento voluntário, seu uso prolongado dispara no cérebro um dispositivo mental que parece “ligar-se”; quando é “ligado”, o indivíduo entra em estado de dependência química, caracterizado pela busca e consumo compulsivo e obsessivo da droga.
As consequências do uso das drogas são diversas e afetam o organismo como um todo, como coração, pulmão, estômago, fígado, rim, cérebro. Cada tipo de droga traz sua fieira de possíveis complicações e a felicidade certamente não seria uma delas.
Para os especialistas, o melhor modo de combater a droga é a prevenção.
Para ajudar a prevenir, vamos falar de um aplicativo realmente útil quando o assunto é drogas: o “Socorre.me”.
O aplicativo Socorre.me tem a proposta de auxiliar o tratamento de dependentes químicos. De fácil instalação, o aplicativo indica onde o paciente não deve passar, pois são locais que poderão favorecer uma recaída; mostra a quantidade de dias que o ex-dependente está sóbrio e tem um localizador, caso a pessoa tenha uma recaída, overdose ou crise de abstinência.
“Socorre.me é um projeto voltado para aquelas pessoas que estão querendo ajuda em parar com alguma droga lícita e ilícita, utilizando a tecnologia no combate as drogas, como mais uma ferramenta de apoio”, diz Daniel Cardoso, analista de sistema desenvolvedor do projeto.
Não à toa, este aplicativo foi classificado pelo SEBRAE/SET como uma das 25 melhores ideias do país. O sistema é habilitado para celulares IOS e Android e pode ser baixado gratuitamente neste link, onde você pode, inclusive, saber mais sobre este projeto realmente feliz.
Fonte: site oficial do sistema Socorre.me