Uma realidade assustadora

Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Boechat revelou ter sofrido um “surto depressivo agudo” pouco antes de entrar no programa que apresenta na rádio Bandnews FM, na semana retrasada. O jornalista ficou por cerca de 15 dias distante de suas atividades.

Segundo Boechat, “eu simplesmente sofri um colapso, um apagão no estúdio”, e “nenhum texto era compreensível”.

Após o ocorrido, o âncora do “Jornal da Band” diz que foi com a sua mulher ao médico e lá recebeu o diagnóstico de “depressão”, que o “estado de pânico, a balbúrdia mental, a insegurança, eram sintomas clássicos de surto depressivo”.

Depressão é uma realidade assustadora, pois enquanto mais de 40 milhões de pessoas nos Estados Unidos receberam o diagnóstico de depressão, o número de pessoas que lidam (ou tentam lidar) com a depressão é desconhecido.

E sentir-se sozinho é extremamente deprimente. Faz tão mal à saúde quanto ser obeso ou fumar quase um maço cigarro diariamente. Solidão é mortal, segundo a ciência.

Pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, avaliaram dados sobre estilo de vida e saúde de mais de três milhões de pessoas, todas com menos de 65 anos. E descobriram que viver isolado do mundo, sem contato com ninguém, aumenta em até 32% o risco de morrer prematuramente. É tão perigoso quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra ou obeso.

É que manter contato com outras pessoas diminui o nível de cortisol, hormônio ligado ao estresse, no organismo. E menos estresse significa riscos menores de doenças cardíacas e derrame.

“Precisamos começar a levar mais a sério nossos relacionamentos sociais. Os efeitos deles são comparados à obesidade, algo que consideramos muito sério à saúde”, explica Julianne Holt-Lunstand, uma das autoras da pesquisa.

Para sobreviver a um período difícil, quer você se sinta apenas só ou esteja deprimido e só, em primeiro lugar, deve admitir para você mesmo o que está sentindo. Negá-lo é parte do sofrimento, e, na maioria das vezes, ninguém quer admitir que está se sentindo para baixo. Entretanto, guardar todo o sofrimento para si pode causar problemas físicos também. As pessoas deprimidas em geral têm dificuldade para realizar uma atividade física, manter uma dieta equilibrada ou cuidar de si como as pessoas que não se sentem assim.

 

Fonte: Psico News