Fumar aumenta chances de demência

Tempo de leitura: 1 minuto

Que o cigarro não faz bem para a saúde, todo mundo sabe! Mas você sabia que, dentre tantos males, ele também pode aumentar suas chances de desenvolver a doença de Alzheimer?

O cigarro está diretamente relacionado ao risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, como o AVC. Mas o que poucos sabem é que ele também pode causar doenças neurodegenerativas, aumentando suas chances de ter algum tipo de demência.

O principal fator de risco para o Alzheimer é a idade, mas o aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial e tabagismo também podem influenciar no estado de saúde do seu cérebro.

Pessoas que já possuem um comprometimento cognitivo leve, mas que não atrapalha o desenvolvimento de suas funções, também têm grandes chances de desenvolver Alzheimer caso sejam fumantes. Por isso, é importante que você não fume e não fique próximo de pessoas que fumam. Dessa forma, você terá o seu cérebro saudável por muito mais tempo e vai se prevenir de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer!

 

Fonte: Conaz – Congresso Nacional de Alzheimer