Alcoolismo e trabalho: números que chamam a atenção

Tempo de leitura: 2 minutos

No ano passado, o alcoolismo foi responsável pelo afastamento do trabalho de 46.991 profissionais em todo o Brasil, segundo levantamento realizado pelo Observatório de Indicadores do Sesi Paraná. Considerado de saúde pública, os números deste problema chamam bastante atenção.

O Observatório de Indicadores do Sesi reúne dados do Ministério da Saúde e do Ministério da Previdência Social. De acordo com o estudo, em nove anos, 350 mil brasileiros passaram pela mesma situação em virtude do alcoolismo e receberam auxílio-doença.

Entre todos os benefícios de auxílios-doença concedidos, neste período, os ligados a transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso do álcool correspondem a 29,83%. Há ainda mais 3,50% por doenças alcoólicas do fígado.

Juliana Lacerda, gerente de segurança em saúde do Sesi, afirma que empresas e indústrias precisam apoiar dependentes de álcool para que eles busquem tratamento adequado.

Isso pode ocorrer desde uma fase inicial, com trabalho preventivo e focado na informação, até o encaminhamento médico.

“O combate ao álcool tem que estar no ambiente de trabalho, sendo transmitido, conversado com todos os colaboradores, desde os cargos de gerencia até o chão de fábrica. Tem que estar no convívio diário. Esta é uma doença que está presente dentro da indústria”, afirmou Lacerda.

O Observatório de Indicadores ainda traz dados sobre mortes relacionadas ao consumo de álcool. Em 2013, em Curitiba, a taxa de óbito foi de 12,01 para cada 100 mil habitantes. No estado, o número para 13,97. Média maior do que a nacional, que ficou em 9,6.

Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que os adultos brasileiros bebem, em média, 8,7 litros de álcool puro por ano. Os dados compilados entre 2008 e 2010 e indicam também o país tem a nona maior média de consumo alcoólico, entre 35 países pesquisados no continente.

A quantidade já foi maior. Ainda conforme a OMS, nos três anos anteriores, os adultos brasileiros consumiam 9,8 litros de álcool puro.

O consumo per capita por homens brasileiros é de uma média de 13,6 litros de álcool puro por ano. Entre as mulheres brasileiras, o consumo per capita é de 4,2 litros de álcool puro por ano.

 

Fonte: G1