“Dependência é mais forte do que medo da morte”

Tempo de leitura: 1 minuto

Conhecido por biografar figuras como Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, o escritor e jornalista Ruy Castro passou do papel de entrevistador para o de entrevistado no primeiro episódio da série “Compulsão”, do canal pago GNT, pertencente às Organizações Globo.

Dirigida pelo premiado documentarista João Jardim, a série aborda, em 10 episódios, diferentes casos de dependência a comida, sexo, álcool, cocaína, crack, esporte, jogos eletrônicos e compras através de uma miscelânea de depoimentos do próprio dependente e de pessoas próximas a ele.

No episódio de estreia, já exibido no dia 8 de março, às 23h30, e agora disponível no serviço de streaming do GNT, Ruy Castro diz que chegou a beber duas garrafas de vodca por dia.

Desde que parou de beber, há 27 anos, Ruy Castro escreveu e publicou 19 livros e nunca mais colocou uma gota de álcool na boca. Mas ele ainda guarda as lembranças dos 20 anos em que a dependência dominou e ameaçou sua vida profissional e pessoal. “Eu já não podia nem mais sair de casa até o momento em que já estava com o próximo copo na mão, mesmo que fosse 20 minutos já era demais. Eu pedi demissão e durante todo o ano de 1987 eu bebi exatamente tudo que faltava beber e vomitei sangue”, lembra, mencionando o episódio que o fez procurar ajuda. “A dependência é mais forte do que o medo da morte”, afirma.

Segundo Maura Martins, jornalista pesquisadora das narrativas midiáticas, “Compulsão” acerta ao abordar tema denso por meio da leveza. João Jardim encontra uma abordagem original para o tema dos vícios e dos distúrbios compulsivos, indo além do choque e do drama fácil.

Para assistir ao primeiro episódio de “Compulsão”, com a narrativa de Ruy Castro, basta clicar aqui.

 

Fonte: GNT