Prevenção, cuidado e conhecimentos relevantes num só lugar

Tempo de leitura: 2 minutos

A política pública brasileira sobre drogas é comandada pela SENAD, Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, criada em 1998 e que tem entre suas competências articular e coordenar as atividades de prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas e definir estratégias, elaborar planos, programas e procedimentos para alcançar os objetivos propostos na Política Nacional sobre Drogas.

Assim sendo, a SENAD desenvolveu, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um espaço onde todos poderão se formar e se informar sobre álcool e outras drogas: o portal Aberta: portal de formação a distância – sujeitos, contextos e drogas.

O Portal Aberta é de acesso livre e traz uma série de materiais digitais (textos, vídeos, infográficos animados etc.), escritos por especialistas renomados da área, que podem ser acessados a qualquer tempo, no modelo autoformativo.

Os conteúdos encontram-se distribuídos de forma hipermodal – ou seja, em módulos granulares, estruturados em textos, vídeos, infográficos animados e outros recursos –, e podem ser reorganizados em trilhas, que é a denominação dada para a junção de módulos em temas que se interligam e podem se desdobrar em outras temáticas.

Basicamente, os conteúdos são organizados de acordo com estes três eixos:

– O “Eixo Fundamentos e Políticas” apresenta fundamentos teórico-conceituais e de políticas públicas no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, fornecendo base para a compreensão multidimensional dos problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

– O “Eixo Práticas” trata, como o próprio nome indica, das diversas práticas existentes no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, abarcando os diferentes níveis, como a promoção da saúde e prevenção de riscos e danos, as variadas formas de cuidado e reabilitação psicossocial, e as ações no campo do Direito e da gestão pública.

– O “Eixo Instrumentos” traz ferramentas que sustentam ações no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Os instrumentos disponibilizados – validados por diferentes organismos, como OMS, OPAS e distintas universidades – têm como base evidências e são disponibilizados on-line, como forma de facilitar o seu uso em diferentes realidades.

O Portal Aberta de formação on-line está linkado ao Observatório Brasileiro de Informação sobre Drogas – OBID.

A proposta da SENAD é que todos naveguem juntos, formando uma grande rede de promoção, prevenção e cuidado.

Para conhecer o Portal Aberta, basta clicar aqui.

 

Fonte: SENAD e Portal Aberta