Muito mais que uma bela voz

Tempo de leitura: 2 minutos

O grupo “A Quatro Vozes em Trio” é formado pelas irmãs Doralice, Jurema e Jussara, que se apresentam acompanhadas por um violoncelista. Com 20 anos de experiência artística, o conjunto pesquisa a trajetória da música afro no território latinoamericano e traz no repertório dos shows ritmos como jongo, samba, congada, coco.

Cantora e compositora, mineira de Piumhi, quando criança Doralice Otaviano estudou violão, flauta e piano, além de técnica vocal. Mas ela é mais que uma voz bonita.

Doralice é psicóloga (FAPA), especialista em musicoterapia (FPA), especialista em terapia de casal e família (UNIFESP) e doutora em terapia de família (CAIFCOM), em parceria com o ICU (International Corporate University). É também terapeuta comunitária, coordenadora do polo formador em terapia comunitária integrativa Afinando Vidas e terapeuta do programa Recomeço Família.

Autora dos livros Transtornos e deficiências (Ed. Know How/2013) e Folia de reis (Identidade Cultural de Guaxupé/2014), Doralice atua na área de psicologia, atendimento individual, de famílias e comunidades, com ênfase na teoria sistêmica.

Com o mesmo fôlego e paixão com que canta as raízes da música popular brasileira, Doralice está a frente de dois lançamentos muito importantes:

Primeiro, o Instituto Afinando Vidas (IAV), que desde 1994 promove atividades e projetos terapêuticos/artísticos e educacionais. No ano de 2009, o IAV ampliou suas funções e coordenação abrigando também o polo formador em terapia comunitária integrativa, com sede e foro em São Paulo (SP) e extensão em Guaxupé (MG). Desde 2010 o instituto já existia como empresa e prestadora de serviços, mas não tinha um espaço físico. Com a troca da sociedade em 2014, os cursos continuaram até que, em 2016 ganhou uma sede no centro de São Paulo.

Dependência química e sistema familiarCom o lançamento deste espaço, Doralice resolveu lançar também seu novo livro Dependência química e sistema familiar. A obra é parte dos resultados do doutorado da autora e uma pequena parte teórica para embasar depoimentos das pacientes que Doralice atende no Recomeço Família.

Dependência química e sistema familiar trata de assuntos relevantes como, por exemplo, a influência da dependência no sistema familiar, a transmissão transgeracional, crises e sofrimento da família do dependente, terapia comunitária para familiares de dependentes (e relatos de mudanças) e resiliência.

O livro tem também textos sobre codependência (de Romina Miranda), justiça terapêutica (Mário Sérgio Sobrinho) e ética na família (Jurema Valquíria Otaviano). E todos os textos têm tradução para o inglês.

Publicado pela Editora Caifcom, Dependência química e sistema familiar pode ser adquirido através dos e-mails doramusicoterapia.otaviano@gmail.com e caifcom@caifcom.com.br.