Tempo de leitura: 1 minuto
Já mostramos neste artigo que os efeitos negativos do cigarro sobre a voz e sobre a saúde da laringe como um todo são inegáveis. O ato de fumar está associado a alterações na qualidade vocal, irritações da laringe, câncer e outras alterações dos tecidos.
Isso porque a fumaça e o alcatrão dos cigarros, charutos e cachimbos ressecam o trato vocal, causando irritação do revestimento mucoso das vias aéreas, indispensável para qualidade vocal.
Apesar das inúmeras campanhas antitabagistas e leis proibindo propagandas de cigarro, o status e o glamour associados ao ato de fumar continuam sendo os principais motivos apontados pelos jovens para o começo do vício: entre 2002 e 2014, 59% dos filmes de maior bilheteria exibidos nos EUA continham imagens de cigarro enquanto 37% dos adolescentes fumantes daquele país informaram que o faziam influenciados pelo cinema.
Para confrontar esse universo romantizado com a dura realidade de quem sobrevive aos impactos do vício prolongado, foi criada no Brasil a campanha A Voz do Cigarro, onde usuários do Twitter que postavam mensagens exaltando o prazer de fumar recebiam um vídeo com seu texto lido por fumantes que passaram por uma laringectomia total – procedimento cirúrgico onde a laringe inteira é removida em decorrência de câncer. A traqueia é levada para cima, com um orifício para respirar, conhecido como traqueostomia. Uma vez que a laringe inteira é removida, a fala normal não é mais possível, mas as pessoas podem aprender outras formas de se comunicar.
Segundo a Adesf (Associação de defesa da saúde do fumante) esta campanha é uma “forma inédita e impactante de despertar a consciência de quem fuma”.
Confira o vídeo:
Fonte: Adesf