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A embriaguez ao volante foi responsável pela morte de 479 pessoas nas rodovias federais no ano passado. O número é praticamente o mesmo de 2012, ano em que as penas para quem dirige depois de ingerir bebidas alcoólicas se tornaram mais rígidas. No mesmo período, o número de acidentes ocorridos por causa da ingestão de bebidas caiu de 7.594 para 6.738, uma redução de 11%.
A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), que ajudou na elaboração da Lei Seca, estima que 54% dos motoristas brasileiros fazem uso de álcool antes de pegar o volante. Já a Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica.
Diante destes números, fica fácil entender porque as campanhas de conscientização nunca saem de moda. E a criatividade precisa ser a grande aliada nesse tipo de iniciativa para surpreender e impactar o público, principalmente na escolha da mídia a ser utilizada. É o caso da campanha promovida pelo bar russo Álibi em parceria com o Uber. Assinada pela agência Red Pepper, a ação contou com um uso inusitado para o tradicional cartão de visitas: o objeto virou uma espécie de bafômetro.
Entregue junto com a conta, o cartão de visitas vem com uma tira que muda de cor ao medir o nível de álcool na saliva: basta lamber a tira e aguardar a coloração. Se der amarelo, ok para dirigir. Se ficar verde, melhor solicitar auxílio – no caso, o Uber.
Agora imagine esta ideia somada à chave que só abre o carro se o motorista não ingeriu álcool? Ou que tal, simplesmente, o velho e bom “se beber não dirija”?
Fonte: Alcoolismo.com.br com informações da EBC