Tempo de leitura: 2 minutos
O programa Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma reportagem especial sobre a recuperação de dependentes químicos.
No programa, duas figuras bem conhecidas de nossa página: Maria de Fátima Rato Padin e Alex Braga, ambos palestrantes do Condeq, o Congresso de Dependência Química realizado pelo Instituto Independa, mantenedor desta página. Maria de Fátima é psicóloga, especialista em dependência química, doutora em ciências pelo departamento de psiquiatria da Unifesp, diretora da Clínica Alamedas, coordenadora do módulo de dependência química do curso de especialização de saúde mental na infância e adolescência da Unifesp. Alex é terapeuta especialista em dependência química. Ele costuma colaborar com postagens em nossas redes sociais.
A reportagem de Elaine Bast mergulha na rotina de três pessoas que saíram do fundo do poço: um publicitário bem-sucedido que venceu o crack; uma dançarina da noite que foi viciada em cocaína; e um rapaz salvo do crack pelo esforço da mãe.
O publicitário João Blota teve seu primeiro contato com drogas aos 9 anos. Mais tarde, sua mãe tomou medidas extremas: procurou o traficante e pagou para que ele não vendesse mais nada ao filho.
Alex Braga aprendeu tanto com o sofrimento e com a recuperação que hoje dá palestras sobre o assunto. Sua família chegou a construir um quarto na parte externa da casa, evitando que ele roubasse objetos para trocar por droga. Internado, largou o vício com a ajuda de tratamento médico e grupos de ajuda.
Verônica Machado, a ex-dançarina, hoje casada e mãe de dois filhos, teve sua curiosidade despertada pelo álcool, aos 9 anos. Aos 14, começou a fumar maconha. Recuperou-se depois de usar cocaína por dez anos.
O Fantástico também mostra pesquisas sobre dependência química, incluindo dados do IBGE sobre o aumento do uso de drogas entre estudantes. E fala um pouco sobre o trabalho do programa Amor-Exigente e do grupo Narcóticos Anônimos.
Assista a reportagem na íntegra, abaixo:
Fonte: Fantástico/TV Globo