Tempo de leitura: 1 minuto
Imagine estar em um lugar onde as pessoas não apenas oferecem como obrigam suas crianças a ingerirem bebidas alcoólicas. Terrível, não? Mas em Huancavelica, região rural do Peru, isso é uma realidade.
Recentemente lançaram um vídeo nas redes sociais onde crianças de 5 a 7 anos mal conseguem se manter em pé – e isso se deve ao fato de que adultos forçaram-nas a beber cerveja até que ficassem neste estado.
A situação chocante faz parte de uma festa cultural da região, que é conhecida por ter as maiores taxas de abuso infantil, violência doméstica e desnutrição crônica do país – 35% das crianças menores de 5 anos são subnutridas.
O vídeo viralizou ao ser publicado no Facebook e a situação foi denunciada ao Ministério Público do Peru e ao Procurador Civil e da Família. Eles identificaram as crianças e seus pais foram processados por violação de crianças e adolescentes e abandono moral e material.
Mas como você agiria diante de uma cena desta? O que você faria se visse um adulto dando álcool para uma criança beber? Assista ao vídeo abaixo e descubra como as pessoas reagem:
Lembrando que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibida a venda à criança ou ao adolescente de bebidas alcoólicas (artigo 81, item 2) e que, segundo o artigo 243, é crime “vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”.
A pessoa pode ser penalizada com “detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave”, conforme redação do artigo 243.
Fontes: Uol Notícias & Canal Coronhada via YouTube