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“Mais pessoas morrem todos os anos por fumar do que por assassinato, AIDS, suicídio, drogas, acidentes de carro e álcool juntos”.
Acredite: quem afirma isso são as grandes companhias de cigarros – e elas terão que veicular esta propaganda por um ano, em horário nobre na televisão. Mas nos Estados Unidos. E, claro, não foi porque elas quiseram.
Após quase vinte anos de batalhas judiciais, Altria, R.J. Reynolds, Lorillard e Philip Morris, as gigantes da indústria do tabaco nos EUA, foram condenadas pela Suprema Corte daquele país a exibir anúncios na mídia admitindo ter encoberto mortes causadas pelo tabagismo e colocado aditivos nos cigarros para torná-los mais viciantes.
Cruas e diretas, as propagandas citam as empresas e afirmam coisas como “Fumar mata, em média, 1.200 americanos. Todos os dias”. Ou “Fumar causa doenças cardíacas, enfisema, leucemia mielóide aguda e câncer de boca, esôfago, laringe, pulmão, estômago, rim, bexiga e pâncreas. Fumar também causa redução da fertilidade, baixo peso em recém-nascidos e câncer do colo do útero”.
A ordem judicial foi dada em 2006, mas as empresas tentaram barrar a decisão por meio de recursos que só agora se esgotaram.
Na televisão serão ao menos 260 exibições por doze meses em redes nacionais, como a ABC, a CBS e a NBC, cinco dias por semana. Nos 50 jornais mais importantes dos Estados Unidos as mensagens terão que ser exibidas em anúncios de página inteira por cinco domingos durante um ano.
Assista abaixo um dos vídeos da campanha:
Fonte: AntiDrogas