Dependência tecnológica pode estar associada a outros transtornos

Tempo de leitura: 1 minuto

A dependência tecnológica, seja em relação a jogos ou às redes sociais, pode estar relacionada a outros transtornos mentais. Segundo a psicóloga do Programa de Dependências Tecnológicas do Ambulatório Integrado dos Transtornos de Impulsos (Pro-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC-FM) da USP, Sylvia Van Enck, o uso do celular muitas vezes é uma fuga à depressão, ansiedade ou fobias sociais.

A especialista explica que, geralmente, é a família e os amigos do dependente que primeiro identificam os sintomas. Tais sinais são como aqueles de outras dependências: taquicardia, sudorese e irritabilidade. No entanto, muitos pacientes resistem à compreensão de que seu comportamento chegou à compulsão.

No site do Pro-Amiti é possível realizar testes para identificar o nível de uso de tecnologia. O paciente passa por triagem, avaliação neuropsicológica e consulta com psiquiatra ou psicólogo,  a fim de orientar o tratamento. As medidas podem ser apenas para redução do uso ou também prescrição de medicamentos que tratem os transtornos causadores do comportamento compulsivo relacionado à tecnologia.

O teste leva em conta os critérios de dependência de internet desenvolvidos pelos especialistas no assunto. Para ser considerado dependente, a pessoa deve apresentar, pelo menos, 5 dos 8 critérios abaixo descritos:

(1) Preocupação excessiva com a Internet;

(2) Necessidade de aumentar o tempo conectado (on-line) para ter a mesma satisfação;

(3) Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet;

(4) Apresentar Irritabilidade e/ou depressão;

(5) Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet como forma de regulação emocional);

(6) Permanecer mais conectado (on-line) do que o programado;

(7) Ter o Trabalho e as relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo e

(8) Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas.

 

Faça o teste e descubra se você é dependente de internet clicando aqui.

 

Fonte: Pro-Amiti