Tempo de leitura: 1 minuto
Em Goiás, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está utilizando um novo bafômetro que torna mais rápida a identificação do motorista embriagado: dez segundos. O aparelho convencional demora cerca de dois minutos para emitir o resultado sobre a ingestão de bebida.
Rodrigo Lobo, chefe da delegacia da PRF, diz que com este modelo mais atual, a instituição “consegue atingir cerca de dez vezes mais indivíduos no que tange à fiscalização de alcoolemia. O equipamento tem uma leitura muito dinâmica e rápida. Um volume do sopro bem menor do que o que é utilizado no outro aparelho já é suficiente pra constatar a possível embriaguez”.
O novo bafômetro emite ainda duas cores: verde, quando o resultado é zero; e vermelho, quando o motorista bebeu. Em caso positivo, o motorista precisa fazer novamente o teste no aparelho convencional, pois o modelo ainda não foi homologado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No novo bafômetro o uso de bocais também não é necessário, pois o motorista não encosta no aparelho, situação que ajuda a diminuir os custos. Além de Goiás, o equipamento já está sendo usado também na Bahia e no Distrito Federal.
Quem é flagrado dirigindo embriagado tem a CNH apreendida e tem de pagar multa de quase R$ 3 mil. Acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o condutor é levado para uma delegacia.
Fonte: G1 Goiás