Tempo de leitura: 1 minuto
De segunda-feira dia 12/03, até a outra segunda-feira, dia 19/03, o Instituto Independa promove a SEMANA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
Preparadas e apresentadas por Paulo Campos Dias, as videoaulas serão disponibilizadas gratuitamente e com muito conteúdo sobre a doença dependência química.
Através do caso de “C”, Paulo, que é psicoterapeuta, especialista em dependência química pelo GREA-USP, palestrante, e atua em intervenção orientada e no tratamento e aconselhamento de dependentes químicos e familiares, apresenta a Síndrome da dependência química.
Vamos compreender os mecanismos da progressão, da experimentação, a continuidade do uso, o desconhecimento dos problemas ligados ao uso de substâncias e, por fim, a busca por tratamento.
O conteúdo desta SEMANA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA é voltado tanto para profissionais (como terapeutas, psicólogos, psiquiatras e monitores de centros de tratamento), como familiares e amigos de usuários ou dependentes de álcool ou outras drogas, porque Paulo vai explicar como estes também são afetados pela doença dependência química e o que é necessário para evitar a codependência. “A família que não recebeu a devida abordagem desconhece a importância da manutenção do tratamento”, alerta o psicoterapeuta.
Mas as videoaulas também se destinam aos próprios dependentes químicos: Paulo Campos Dias mostra que é possível se tratar e se recuperar com qualidade. “É possível sobreviver a um ataque voraz da dependência química e reconstruir a vida com qualidade”, diz ele. E ensina que o programa de recuperação “abre a porta do inferno para o adicto sair”.
Para saber maiores informações sobre a SEMANA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA acompanhe nossa página no Facebook clicando aqui.
Fonte: Instituto Independa