Você sabe com quem está lidando?

Tempo de leitura: 3 minutos

mostramos aqui que além do álcool, da maconha, cocaína, heroína, LSD, crack… enfim, entre tantas drogas existe uma outra que também tem um grande poder de destruição e causa muita dependência no ser humano: o amor tóxico.

Este tipo de relacionamento é desenvolvido pelas chamadas pessoas tóxicas. E nem sempre é um relacionamento amoroso, mas qualquer tipo de relacionamento: amigos, colegas de trabalho e até membros da família.

Pessoas tóxicas fazem você acreditar que é “exagero” seu, que a sua “hipersensibilidade”, sua “tendência a interpretar mal” as coisas é que está te tirando a razão.  Mas, se é você quem está continuamente se machucando, ou está sempre buscando ajustar seu comportamento para evitar ser magoado por ela, então ela é uma pessoa tóxica.

Mas como ser capaz de detectar o comportamento prejudicial de uma pessoa tóxica? Este é o primeiro passo para minimizar o impacto deste tipo de pessoa em nossas vidas. Você não é capaz de mudar o que elas fazem, mas você pode mudar o que você faz em relação a isso.

O jornal britânico The Independent reuniu uma série de sinais típicos de seres humanos tóxicos, e é bom ter sempre esses sinais em mente, para saber com quem você está lidando e também para decidir se é ou não hora de pular fora – confira:

1 – Fique atento se você sempre se sente exausto emocionalmente depois de conversar com alguém por algum tempo.

2 – Atente também quando alguém tenta intimidar você para que você aja da forma como essa pessoa quer.

3 – Pessoas tóxicas tentam manipular você fazendo com que você se sinta culpado de alguma forma.

4 – Esse tipo de pessoa costuma ser muito invejosa, o que faz com que ela tente controlar ainda mais quem está ao seu redor, pensando sempre em maneiras de se sair melhor, de ter vantagens e de fazer com que os outros sejam prejudicados de alguma forma.

5 – São indivíduos que não sabem lidar muito bem com um “não”, e que respondem a respostas negativas com irritabilidade e nada de compreensão.

6 – Pessoas tóxicas vivem se fazendo de vítima ou reclamando.

7 – Elas também não conseguem ser sinceras na hora de elogiar alguém, e quando o fazem, acabam sendo negativas e venenosas.

8 – Costumam não respeitar os limites alheios e insistem para que as pessoas façam coisas que já declararam anteriormente que não as agrada.

9 – Evite também de pessoas que vivem falando de si mesmas, que nunca se importam com os outros e que só procuram seus “amigos” quando precisam de algum tipo de ajuda. Muitas pessoas tóxicas têm uma inclinação para o egocentrismo.

10 – Pessoas tóxicas querem muito a aprovação dos outros e, para isso, acabam revelando segredos ou informações íntimas a todo o momento.

11 – Fique alerta para o fato de você está se justificando e tendo que se defender contra acusações e questões que não se encaixam.

12 – Pessoas tóxicas regularmente fazem com que você escolha entre elas ou alguma outra coisa – e, claro, você sempre se sentirá obrigado a escolher a elas. Que vão esperar até que você se comprometa e então vão desdobrar o drama.

13 – Elas nunca se desculpam. Vão torcer a história, mudar a maneira como aconteceu e recontar de forma convincente que até elas acreditam em seu próprio absurdo.

14 – Pessoas tóxicas não compartilham de sua alegria – muitas vezes insultam e desacreditam verbalmente as pessoas que conseguem algum sucesso. Também deixam conversas inacabadas, usam palavras normais com tom de voz agressivo, são exageradas, julgadoras e sempre criticam. É diferente da chamada “crítica construtiva”, que pretende nos deixar em melhor situação. A crítica tóxica faz exatamente o oposto.

Segundo o site Hey Sigmund, conhecer e reconhecer os sinais característicos de uma pessoa tóxica permite identificar suas manipulações, não desperdiçar suas energias tentando agradá-la e, principalmente, evitar que ela prejudique sua vida de diversas formas.

 

Fontes: Hey Sigmund & Megacurioso