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De acordo com João Paulo Becker Lotufo, doutor em Pediatria pela Faculdade de Medicina da USP e responsável pelo site Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, a prevenção ao uso e abuso de drogas na infância e na adolescência é uma área que recebe atenção insuficiente das políticas públicas no Brasil ainda hoje.
Para mudar este quadro, pedagogos ligados ao projeto Dr. Bartô desenvolveram planos de aula sobre drogas que se encaixam ao currículo escolar dos alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos. Para viabilizar e disseminar o programa preventivo, os cursos foram pensados para serem incorporados nas disciplinas comuns do ensino fundamental: português, matemática, ciências, história, geografia, artes, inglês e educação física.
O projeto de prevenção de álcool e tabaco para estudantes do ensino fundamental tem, ao todo, 64 aulas, todas disponíveis para acesso gratuito no site do Dr. Bartô. Clique aqui para ter acesso direto ao material.
Os responsáveis pelo projeto explicam que os planos de aulas possuem um caráter sugestivo, o que permite aos professores fazerem “alterações necessárias, contribuindo para o aprimoramento deste material e para sua adequação à estrutura de cada unidade escolar”.
Lotufo conta que essa fase da vida dos jovens requer atenção especial das famílias e dos profissionais. Sendo esse um período de desenvolvimento cerebral, em que o organismo está mais propenso a reações e à dependência química, é interessante retardar a experimentação de substâncias danosas. O professor ressalta a importância de não tratar a questão de forma pontual: a orientação dos jovens deve ser um processo contínuo e repetitivo.
Ainda segundo Lotufo, o projeto deve se desenvolver mais: além do planejamento de aulas para o ensino médio, está nos planos a tradução dos cadernos para as línguas inglesa e espanhola.
Fonte: Jornal da USP