Relatório Mundial sobre Drogas 2018

Tempo de leitura: 2 minutos

Os números principais para os usuários de drogas mudaram pouco nos últimos anos, mas essa estabilidade mascara as marcantes mudanças em curso nos mercados de drogas. Drogas como heroína e cocaína que estão disponíveis há muito tempo coexistem cada vez mais com o NPS e houve um aumento no uso não médico de medicamentos prescritos (ou desviados de canais lícitos ou ilicitamente fabricados). O uso de substâncias pouco claras A origem fornecida por meio de canais ilícitos vendidos como remédios alegados, mas destinada a uso não médico, também está aumentando. A gama de substâncias e combinações disponíveis para os usuários nunca foi tão ampla.

Por isso, uma das principais tarefas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) é produzir e divulgar estatísticas precisas sobre drogas, crime e justiça criminal em nível internacional. O UNODC também trabalha para fortalecer as capacidades nacionais de produzir, disseminar e usar as estatísticas sobre drogas, crime e justiça criminal no âmbito das estatísticas oficiais através do World Drug Report (Relatório Mundial sobre Drogas).

Após a edição do 20º aniversário do ano passado, o World Drug Report 2018 foi novamente apresentado em um formato especial de cinco livretos, criado para melhorar a facilidade de leitura e, ao mesmo tempo, manter a riqueza de informações contidas nele.

O livreto 1 resume o conteúdo dos quatro livretos substantivos subsequentes e apresenta implicações políticas extraídas de suas descobertas. O segundo fornece uma visão global das últimas estimativas e tendências no fornecimento, uso e consequências para a saúde dos medicamentos. O terceiro examina as estimativas atuais e tendências no cultivo, produção e consumo dos três medicamentos à base de plantas (cocaína, opiáceos e cannabis), analisa os últimos desenvolvimentos nas políticas de cannabis e fornece uma análise do mercado global de drogas sintéticas, incluindo novas substâncias psicoativas. Já o livreto 4 examina a extensão do uso de drogas entre grupos etários, particularmente entre jovens e idosos, analisando os riscos e vulnerabilidades do uso de drogas nos jovens, as consequências sociais e de saúde que sofrem e seu papel no fornecimento de drogas, bem como destacando questões relacionadas às necessidades de saúde dos idosos que usam drogas. E, por fim, o livreto 5 concentra-se nas questões específicas relacionadas ao uso de drogas entre as mulheres, incluindo as consequências sociais e de saúde do uso de drogas e o acesso ao tratamento por mulheres com transtornos por uso de drogas. A edição também discute o papel desempenhado pelas mulheres na cadeia de fornecimento de drogas.

O relatório e os livretos estão disponíveis para download gratuitamente no site do UNODC. Para acessar, basta clicar aqui.

 

Fonte: Unodc