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Já mostramos neste artigo sobre as campanhas pessoais, onde pessoas comuns expõe sua dor causada pelas drogas.
Infelizmente, elas não param de surgir no Brasil e no mundo.
Do Reino Unido chega-nos a história de Sherie-Lea James (foto).
Aos 20 meses de idade ela foi submetida a um transplante de fígado, depois de ser diagnosticada com um tumor. 15 anos depois, a menina que foi notícia por sobreviver a um câncer, virou manchete novamente: ela morreu de overdose depois de tomar muitos comprimidos de ecstasy durante uma festa.
Em setembro deste ano, ela passou a noite com uma amiga num shopping Center antes de ir ao apartamento de um homem em Essex, na Inglaterra. Aparentemente, ela e a amiga eram as únicas adolescentes na festa, que não teria reunido mais de seis pessoas. Segundo sua mãe, a menina chegou a publicar no Snapchat uma mensagem lamentando ter ido ao local: “Oh, onde eu vim parar?”. Em algum momento da noite, ela e e a amiga sofreram uma overdose de ecstasy, mas apenas Sherie-Lea morreu.
Agora, sua mãe quer transformar a tragédia num alerta sobre o perigo dos entorpecentes.
Do Reino Unido para o Ceará.
O envolvimento de Thiago Montezuma Guimarães de 30 anos com as drogas começou ainda na adolescência, aos 14 anos. Ele começou com maconha ate chegar ao crack. Como consequência, começou a praticar pequenos furtos, passou para os roubos e chegou aos assaltos. Acabou sendo preso e, condenado, cumpriu pena em um presídio.
Segundo seu pai, o empresário e advogado Venício Guimarães, de 50 anos, quando ele saiu do presídio, estava acertado a internação em uma clínica de recuperação, mas Thiago desistiu e foi embora para o Maranhão, onde vivia com a mulher e os dois filhos. No dia 30 de junho de 2012, Thiago saiu de casa dizendo para a mulher que iria encontrar um amigo, mas nunca mais apareceu.
A tristeza com o desaparecimento e a morte do filho fez com que Venício Guimarães criasse uma campanha de conscientização nas redes sociais contra o uso de drogas, especialmente, crack.
Fundada este mês nas redes sociais, a campanha “Acorda Juventude” já tem mais de 200 mil compartilhamentos nas duas postagens do Facebook, e já foi vista por cerca de 50 milhões de pessoas em todas as partes do país e no exterior. O empresário se diz surpreso com a repercussão, já que a divulgação inicial, de apenas uma fotografia (que você confere, ao lado), foi somente para os amigos mais próximos.
Foi quando percebeu que muita gente estava divulgando a fotografia como um alerta contra o uso de drogas que Venício resolveu criar a campanha: “Se conseguir salvar uma vida que seja, já terá valido a pena”, diz.
Fonte: G1