Tempo de leitura: 1 minuto
Cigarros mentolados deveriam ser proibidos? Uma nova pesquisa do Instituto do Câncer de New Jersey mostra uma forte evidência a este favor. De acordo com ela, é mais difícil parar de fumar cigarros mentolados que os regulares – especialmente entre as minorias. O estudo, publicado no American Journal of Preventive Medicine, e financiado em parte por uma bolsa da Food and Drug Administration, entidade governamental que regula setores de alimentos e drogas, examinou os hábitos de fumantes de todas as idades e etnias, com foco em subgrupos específicos, como aqueles que tentavam parar de fumar.
Mais de 70% dos fumantes negros e 60% dos porto-riquenhos nos EUA fumam cigarros mentolados, comparados a 20% de fumantes brancos. O estudo também notou que a taxa de fumantes de cigarros mentolados diminuía independente de raça, com maior escolaridade, renda e idade. Depois de examinar um número de fatores, incluindo idade, raça, tentativas de parar e uso de outros produtos de tabaco, os pesquisadores acharam uma correlação “robusta e consistente” entre o uso de cigarros mentolados e a dificuldade de parar de fumar.
O estudo pode ser um prego no caixão dos cigarros mentolados, num momento em que a FDA considera sua proibição. Dois anos atrás, outros cigarros com sabores foram proibidos pela Lei de Controle da Prevenção Familiar do Fumo e do Tabaco. A FDA tem a seu a favor um parecer da Comissão Científica Consultiva sobre Produtos de Tabaco, que recomendou em março que “a remoção de cigarros mentolados do mercado pode beneficiar a saúde nos Estados Unidos”, informa a Mother Nature Network.
DICA 6: AVISE A FAMÍLIA
Não esconda de amigos e familiares que você resolveu dizer adeus ao cigarro. Peça que não fumem perto de você ou dentro de casa. Livre-se de isqueiros e cinzeiros.
Fonte: Planeta Sustentável