Uma bagagem indispensável

Tempo de leitura: 2 minutos

No ano 2000, fruto de particular atenção e interesse de uma equipe de profissionais de comunicação pelas matérias de índole social, nascia em Portugal a primeira publicação periódica de conteúdos na área das toxicodependências (este, inclusive, o nome da revista). Por ser pioneira, a publicação despertou a curiosidade dos jornalistas envolvidos com o tema e as páginas foram aumentando, assim como o nível de conhecimento, com contornos cada vez mais especializados.

Passados dois anos, por uma questão de coerência técnico-científica, a publicação foi rebatizada como “Dependências”, obedecendo então a uma realidade social que impunha aos envolvidos no projeto falar de outros tipos de dependências existentes (tal qual fazemos aqui, no Para Entender…).

Com a ajuda da comunidade científica nacional e internacional que gravita em torno do fenômeno da dependência generalizada, seja em cigarro, álcool, drogas ilícitas, sexo, etc., a revista Dependências ganhou o devido reconhecimento. A participação em largas dezenas em eventos como seminários, congressos, workshops, visitas a comunidades, reportagens sobre o trabalho desenvolvido pelas ONGs, autarquias e demais instituições conferiu à publicação a bagagem indispensável.

Hoje, a equipe do Dependências, com uma rica experiência na área das dependências em geral, iniciou um novo ciclo: a revista agora está disponível também na Internet – e de graça!

A revista em sua versão eletrônica disponibiliza todas as edições para download, bem como os artigos científicos assinados por especialistas do mundo inteiro além, claro, de notícias sobre álcool, cigarro, drogas ilícitas, etc., em um material amplo e totalmente embasado em fontes confiáveis, colaborando para a informação relevante sobre dependência, neste período repleto de fake news sobre o tema, atendendo, por exemplo, ao lobby da legalização. Por isso, nós, do Para Entender…, consideramos válida a divulgação deste tipo de publicação que está ombreada com nossos esforços de esclarecer, orientar e informar sobre as dependências, notadamente a química.

Para acessar a revista Dependências, basta clicar aqui. Na home do projeto é possível se cadastrar para receber gratuitamente a newsletter da revista.

 

Fonte: Dependências