Programa à distância oferece conveniência e tranquilidade para quem quer parar de fumar

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao hábito de consumir com frequência produtos derivados do tabaco que contém nicotina chamamos tabagismo. Principal responsável por quase 100% das mortes por câncer de pulmão, 30% das mortes por outros tipos de câncer, 85% dos óbitos por bronquite crônica e enfisema pulmonar, 25% dos óbitos por doenças cerebrovasculares e 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estima-se que o cigarro e outros derivados do tabaco sejam responsáveis por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde, 18% da população brasileira são fumantes. Os homens fumam mais que as mulheres; 22,7% deles têm o hábito de fumar, enquanto nas mulheres a prevalência é de 16%.

Quem fuma também tem maior predisposição ao desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, aneurisma, úlceras, infecções respiratórias, trombose, osteoporose, catarata, impotência sexual, infertilidade, menopausa precoce e complicações na gravidez, além de ter menos resistência física e pior desempenho na vida esportiva e sexual.

Inaugurado em 1971, o Hospital Israelita Albert Einstein está à frente de projetos importantes em responsabilidade social, com amplas atividades na área pública, além de outros programas relevantes, como o Programa Einstein de Telecessação do Tabagismo, destinado aos pacientes tabagistas que desejam parar de fumar e preferem contar com a conveniência de um acompanhamento não apenas presencial, mas também à distância.

Com duração de 12 semanas, o programa requer que o paciente venha ao hospital apenas no início (para a primeira avaliação psiquiátrica e psicológica), no meio e no fim do período. Semanalmente, ele fará uma consulta de orientação via telemedicina (através do Skype, ou mesmo pelo celular, tablet ou computador) de 30 minutos com um psicólogo. Esta prática é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. Além disso, serão compartilhados com ele, via email, conteúdos educativos e orientação sobre estilo de vida conforme a evolução das sessões e das suas necessidades.

As consultas presenciais são realizadas na área de Serviço de Psicologia e Psiquiatria do Einstein, que já soma 12 anos de experiência no programa presencial de cessação do tabagismo. Já as consultas à distância podem ser realizadas em qualquer lugar onde o paciente se sinta seguro em conversar com o psicólogo, sem que haja necessidade de deslocamento ou quebra da sua rotina de trabalho.

O Para Entender, devidamente autorizado pela equipe do Einstein, disponibilizou todos os vídeos do programa de cessação do tabagismo na sequência do tratamento com todo o conteúdo educativo de apoio, educação do paciente sobre o tabagismo e orientação sobre estilo de vida:

O projeto conta com uma página na internet (www.queroparar.com.br), que pode ser acessada clicando aqui. Nesta página, o interessado preenche um formulário e conhece melhor o método e desfrutar da comodidade de poder fazer parte do programa à distância.

 

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein