Tempo de leitura: 3 minutos
Um assunto que ainda tem muito pano pra manga como diz o ditado, são os relacionados a uso de drogas. Muitos não entendem e nem sabem como iniciaram nas drogas, mas a verdade é que muitos iniciarão por conta própria, por curiosidade. Mas será que eles nunca ouviram falar antes sobre o assunto ou a curiosidade falou mais alto?
Algumas dúvidas surgem sobre o assunto prevenção: será que se houvesse mais prevenção, se falassem mais a respeito, diminuiria o numero de usuários de drogas no país? Será que a prevenção ao uso de drogas realmente funciona? Ou será que é mais uma historinha pra boi dormir que o governo conta?
Essas e outras perguntas rondam a cabeça dos cidadãos brasileiros, de pais e mães que se preocupam com a vida e educação dos filhos, com medo que, por falta de informação, a curiosidade fale mais alto e que eles venham a experimentar algum tipo de droga e acabem estragando a vida deles e a sua.
A palavra prevenir quer dizer exatamente o que devemos fazer para que nossos filhos, parentes e amigos não cheguem perto das drogas, dando a eles uma chance de escolha prevenindo, mostrando que existem caminhos muito melhores do que os caminhos escuros e que você facilmente encontrará o fim se decidir seguir por ele.
Chegar antes das drogas, essa é a ideia certa, por isso devemos prevenir nossos jovens, alertar quais os males que podem trazer o uso dessas substâncias. Por isso, se alguém duvida que a prevenção seja o melhor caminho para que menos pessoas se percam, a resposta é sim – sim, a prevenção ao uso de drogas realmente funciona.
Prevenção associada à oportunidade pode salvar muitas vidas. O conhecimento faz com que essas vidas sejam salvas. E a prevenção não é nada além do conhecimento, pois quando se sabe que aquele caminho é perigoso e que você pode se dar muito mal, encontrar coisas ruins, e se perder, a escolha de ir por ele é sua. Mas se você tem outro caminho a seguir e você sabe que esse sim pode te trazer grandes conquistas, você irá pensar antes de ir pelo caminho da perdição.
E a prevenção proporciona isso às pessoas: uma escolha. Porque se todos tivessem a oportunidade de escolher, com toda a certeza os índices de usuários de drogas diminuiriam. Claro que ainda muitos seguiriam por esse caminho, mas mesmo assim estariam assim fazendo a sua escolha.
Uma pessoa que cresce achando que não tem outro caminho a seguir porque nunca ouviu falar que poderia ter outra chance além daquela que está ao seu redor, tampando a sua visão do mundo, certamente escolherá o mundo das drogas porque acha que não existe outro ou até mesmo que os outros não são para todos e, assim, também não pode ser para ele.
A prevenção tem o papel de mostrar ao mundo que o caminho das drogas não é para todos e que se pode ter, sim, esperanças de uma vida limpa. Por isso, tanto o governo quanto as pessoas tem o dever de incentivar a prevenção das drogas. Ela pode salvar não só vidas como, também, o país.
Fonte: Vida sem drogas