Livros sobre dependência química que você precisa ler

Tempo de leitura: 4 minutos

Estamos sempre divulgando livros sobre o tema dependência química. Neste Dia Nacional do Livro, portanto, nada mais natural que façamos uma nova lista, com obras que trazem informações importantes sobre o tema.

Afinal, adquirir conhecimento por meio de livros sobre dependência química pode ajudar na melhor compreensão sobre o problema ao fazer uma abordagem da maneira e no tempo corretos.

Confira:

 

DEPENDÊNCIA QUÍMICA: PREVENÇÃO, TRATAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Completamente revisada e atualizada, esta segunda edição de Dependência química: prevenção, tratamento e políticas públicas mostra que discussões e reflexões sobre os diversos tipos de drogas são cada vez mais necessárias, tendo por base um conhecimento científico sólido. Esta é uma fonte indispensável para quem estuda ou trabalha com a área da saúde, e foi desenvolvida por mais de 100 profissionais e pesquisadores, em conformidade com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

 

A SABEDORIA DA RECUPERAÇÃO

A dependência química é um problema que atinge milhares de pessoas e contra o qual é difícil lutar. Reunindo depoimentos de quem enfrentou esse problema e foi bem sucedido, este livro traz histórias de vida reais e emocionantes que provam ser possível, com esforço e apoio, superar essa doença que impacta não apenas os portadores, mas também seus familiares e pessoas próximas.

 

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA – COMO LIDAR COM O DEPENDENTE QUÍMICO

Os primeiros contatos com as drogas geralmente ocorre na infância ou adolescência, quando o caráter da pessoa esta em fase de formação. Nesta fase, ocorrem muitas mudanças e adaptações em seus conceitos sobre a vida, isso ocorre para a pessoa se adequar a transição da fase infantil para adolescência, ou da adolescência para a fase adulta. Ela passa por diversos problemas de conflitos de personalidade, que serão uteis para o seu amadurecimento espiritual.

 

SÓ POR HOJE: A LUTA DOS DEPENDENTES QUÍMICOS EM REABILITAÇÃO

As histórias de vida relatadas foram construídas a partir de informações obtidas em entrevistas realizadas com dependentes de drogas, que foram fundamentais para a construção da narrativa que tem como principal proposta valorizar cada história, externar os anseios daqueles que se encontram em reabilitação, mostrar seu convívio familiar e social antes, depois do primeiro contato com a droga e durante o período de uso, dando voz aos personagens.

 

AMANDO UM DEPENDENTE QUÍMICO – DIAS DE DOR

Em maio de 2011 foi criado o Blog Amando um Dependente Químico, um canal de desabafo onde a escritora fala do que é amar um adicto, tratando-o não como o viciado , “o fracassado , o sem moral , mas como um ser humano que se deixou iludir pelas drogas, e perdeu o controle de sua própria vida. Alguém que precisa ser amado. Polyanna P. mostra o dependente químico visto pelos olhos da esposa, da família, do amigo, enfim, de quem o ama. Em um ano, foram 240 postagens, e 60.000 acessos, sem nenhum tipo de divulgação na mídia, o que prova que essas experiências vividas são cada vez mais comuns em nossa sociedade. São relatos de dor e de esperança, de sofrimento e fé, mas, sobretudo de amor e de recuperação. Amando um Dependente Químico – Dias de Dor mostrará a você que é possível amar um adicto, sem perder a si próprio, e sem deixar de viver. Mais que uma história de amor, é uma envolvente lição de vida!

 

DEPENDÊNCIA DIGITAL

Em Dependência Digital, Lucio Lage fala sobre a universalização dos avanços tecnológicos nos últimos anos, o que inegavelmente facilitou e mudou positivamente a vida das pessoas. Um mundo mais acessível, regido pela comunicação instantânea e informação abundante, aproximou entes distantes e proporcionou novas formas de consumir notícias e cultura, mudando de forma decisiva nossa percepção de mundo. Mas tanta inovação também veio acompanhada de novos problemas. Tais avanços criaram, por conseguinte, uma séria relação de dependência de usuários com seus diversos aparelhos. Diante disso, o autor traça um panorama preocupante acerca dos transtornos decorrentes do uso abusivo das mídias eletrônicas e como isso pode afetar nossa saúde e as relações interpessoais. Trata-se de leitura recomendada aos pais, educadores, profissionais da saúde, gestores e a todos que se preocupam em viver com mais qualidade.

 

CODEPENDÊNCIA NUNCA MAIS

Segundo a autora, a codependência é a doença que atinge aos que convivem com dependentes do álcool ou de drogas. Envolvidos na luta diária para livrar amigos e parentes da dependência química, esses indivíduos se esquecem da importância de cuidar de si mesmos. Esta obra apresenta casos reais, reflexões pessoais, exercícios e testes.