Tempo de leitura: 3 minutos
O Som da Mensagem é uma expressão sociocultural, com características da cultura de uma sociedade, que vem surgindo já há algum tempo. A banda O Som Da Mensagem integra um Grupo Social denominado adictos em recuperação, o qual influencia as composições, apresentações, características da Banda, dos subgrupos e de outras bandas que surgiram do pioneirismo desta. Podemos ver as principais características do Grupo Social Adictos em Recuperação e sua influência em detalhes nas páginas as quais a banda chama de músicas de recuperação e “nossa mensagem”.
A Banda OSDM surgiu em 2007, quando um grupo de músicos do grupo Adictos em Recuperação decidiu gravar algumas composições próprias, realizar um evento musical e vender seus CD’s para arrecadar fundos a fim de contribuir com a construção de um prédio destinado à fins filantrópicos. Eles improvisaram uma banda para ensaiar e gravar, já que tinham as letras e harmonias das músicas e então, realizaram o primeiro evento. Mal sabiam a repercussão deste pequeno trabalho.
Após o primeiro evento, convites começaram a surgir de diversas cidades e Estados do país, para apresentações vendas de CD’s. Eles contam que não tinham uma compreensão do que estava acontecendo: participavam da expressão cultural de uma sociedade inteira espalhada pelo mundo, e não mais apenas de um pequeno grupo social. Um dia, perceberam que, através das músicas compostas por adictos em recuperação, outros dependentes químicos se identificavam e ouviam essas músicas em momentos de dificuldades, de confraternizações e até mesmo luto. Além disso, outras coisas fantásticas começaram a acontecer.
Clínicas de recuperação para tratamento de dependentes químicos passaram a chamar a banda para tocar em suas instituições; instituições de ensino especializado da área da dependência química compravam os CD’s e os tocavam nos intervalos dos cursos; profissionais que trabalham nessas clínicas começaram a utilizar tais canções em reuniões terapêuticas ou em momentos de lazer; adictos e alcoólicos internados em comunidades terapêuticas aprenderam a tocar e cantar as músicas e o faziam em reuniões de espiritualidade; receberam frequentemente depoimentos e agradecimentos de inúmeras pessoas, adictos em recuperação, pais, irmãos, esposas e maridos de dependentes químicos; novas bandas começaram a surgir com suas próprias composições e, muitas delas, tocavam e ainda tocam as as músicas da OSDM.
Foi então que conseguiram enxergar a proporção que este trabalho estava levando consigo, não somente as mensagens de que é possível se recuperar da drogadição e do alcoolismo, mas também de que os Adictos em Recuperação formam uma sociedade composta por grupos sociais que tem uma cultura singular e que, as características de tal cultura são expressas na maioria das músicas compostas por adictos em recuperação.
Esta consciência levou a banda à desenvolver um trabalho mais abrangente: promover um novo gênero musical emergente o qual batizaram de músicas de recuperação. Para ouvir (e baixar gratuitamente), clique aqui.
Fonte: site oficial da banda