Tempo de leitura: 2 minutos
Padre Haroldo J. Rahm, colaborador do “Para Entender…”, está completando 65 anos de sacerdócio.
Harold Joseph Rahm nasceu em 22 de fevereiro de 1919, ao fim da primeira guerra mundial, no estado do Texas, EUA. Sua mãe era fazendeira e seu pai, médico. E também alcoólatra. Foi o primeiro contato de Rahm com a dependência, mas não a última.
Ele entrou no exército e, quando era sargento, teve seu ‘encontro com Deus’ ao comprar uma Bíblia. Decidido a virar um sacerdote, saiu do exército e foi ordenado jesuíta no dia 14 de junho de 1950. Devoto de Nossa Senhora de Guadalupe, sua primeira missão foi em uma favela em El Paso, também no Texas, tomada por gangues muito violentas que, graças ao trabalho de Padre Haroldo, se extinguiram no decorrer de 6 anos.
Os membros das gangues cresceram, alguns foram para a cadeia, outros foram para outras cidades e desapareceram e a experiência bem sucedida virou um livro, que se tornou literatura obrigatória em diversas universidades, lançando as ideias de Padre Haroldo para o mundo.
Em 1964, foi transferido para o Brasil com outros 30 padres estadunidenses e, mais uma vez, escolheu trabalhar naquilo que fazia de melhor – com dependentes químicos e alcoólatras: Através de doações, construiu a Fazenda Senhor Jesus e comprou um trailer para trabalhar nos bairros mais pobres. Em 1978, Rahm fundou a Associação Promocional Oração e Trabalho (APOT), hoje Instituto Padre Haroldo, em Campinas (SP), sendo seu presidente emérito. Criou o Movimento de Liderança Cristã (TLC) e iniciou o movimento Amor-Exigente e os cursos de yoga cristã. É também cofundador da FEBRACT e da Pastoral da Sobriedade.
Padre Haroldo tem como lema de vida “É preciso viver a vida com alegria!” e tem a sua vida marcada por obras e projetos que visam proporcionar um mundo mais justo entre os homens.
No encerramento do curso de Capacitação em Aconselhamento e Intervenções Familiares em Dependência Química, que coincidiu justamente com o dia em que Padre Haroldo completava 65 anos de sacerdócio, Romina Miranda, idealizadora do projeto, solicitou que ele fizesse uma missa. O belo resultado você pode conferir no vídeo abaixo: